STJ autoriza transexual a mudar nome e sexo na certidão de nascimento

Do G1:

"O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou nesta quinta-feira (15) que um transexual tenha seu nome e sexo alterados no registro de nascimento. Por unanimidade, os ministros da 3ª Turma reverteram decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que havia negado as mudanças, sob a alegação da “imutabilidade dos dados em registros civis”. Com a decisão desta tarde, o transexual, que já passou por cirurgia de mudança de sexo, deixará oficialmente de se chamar Clauderson e passará a se chamar Patrícia. Por sugestão da ministra relatora do processo, Nancy Andrighi, a mudança não poderá constar na certidão de nascimento, mas apenas nos livros do cartório.
Assim, não será possível que, quando apresentado o registro de nascimento, se constate que o documento pertence a uma pessoa que mudou de sexo. A defesa do transexual alegou no processo que a aparência de mulher ao contrastar com o nome e o registro de homem causa-lhe “transtornos e dissabores sociais, além de abalos emocionais e existenciais”.

"Se o Estado consente com a possibilidade de realizar a cirurgia, logo deve prover os meios necessários para que o indivíduo tenha vida digna como se apresenta perante sociedade", afirmou a ministra relatora.
Apesar de não possuir caráter vinculante, a decisão poderá servir de parâmetro para futuros casos de mudança de nome e sexo que sejam questionados no STJ ou em outros tribunais."

Comentários

Anônimo disse…
EM SÃO PAULO
JUIZA QUE CONDENOU VARIOS POLICIAIS SEM PROVAS GANHA PREMIO DO GOVERNO SERRA.

ANDREA BARREIRA BRANDÃO MONTES

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – NotíciaANDRÉA BARREIRA BRANDÃO MONTES J.D. da 3ª V. das Execuções Criminais Central … Andréa Barreira Brandão Montes, Juíza de Direito da 3ª Vara das Execuções …
http://www.tj.sp.gov.br/…/News_Imprimir.aspx?…480... – Em cache – Similares
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – NotíciaAndréa Barreira Brandão Montes, Juíza de Direito da 3ª Vara das Execuções Criminais Central. Dr. PAULO EDUARDO DE ALMEIDA SORCI, Juiz de Direito, …
http://www.tj.sp.gov.br/…/News_Imprimir.aspx?…1467... – Em cache – Similares

Exibir mais resultados de http://www.tj.sp.gov.br
TJSP instala quatro varas das Execuções Criminais na capital26 Out 2007 … A juíza designada para assumir a 3ª Vara das Execuções Criminais é Andréa Barreira Brandão Montes. Sua competência abrange processos de …
http://go2.wordpress.com/?id=725X1342&site=flitparalisante.wordpress.com&url=http%3A%2F%2Fwww.jurisway.org.br%2Fv2%2Fnoticia.asp%3Fidnoticia... – Em cache – Similares
TJSP instala varas de Execução Criminal na capital | TJSP – Notícias29 Out 2007 … A magistrada da 3ª é Andréa Barreira Brandão Montes, e o da 4ª é Rogério Alcazar. Após o término da solenidade o presidente desembargador

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes