Direto do baú


Tesouros da música brasileira estão escondidos do público
Do iG São Paulo

Primeiro disco de Rita Lee após saída dos Mutantes e gravações ao vivo dos Novos Baianos permanecem conhecidos apenas por poucos.
O responsável pela descoberta foi Charles Gavin,(foto) ex-baterista dos Titãs e produtor da caixa.
"Encontrei esse material da maneira mais corriqueira possível", revela Gavin. "Eu pedi para a gravadora todo o material que eles tinham em fita. Eles me mandaram os discos e também algumas coletâneas. No meio disso tudo havia uma fita muito mal anotada, batida a máquina", explica. "Quando ouvi me espantei, porque o material era inédito. Aí levei para o Marcos Valle escutar. Passamos uma madrugada ouvindo, mas ele não lembrava o que era aquilo. Depois que bebemos uma garrafa de vinho, a ficha caiu".
O disco de Marcos Valle está entre os que foram achados e, felizmente, resgatados. Mas há diversos casos na música brasileira de tesouros que permanecem escondidos.
O pesquisador Marcelo Fróes relembra um disco que Rita Lee gravou em 1973, logo após sair dos Mutantes. "Esse disco ia sair em 2000, com faixas bônus ao vivo. Cheguei a masterizá-lo e a acompanhar a feitura da capa, com foto sugerida pela própria Rita", diz. "Mas, em algum momento da negociação com os músicos, a coisa empacou. Por fim, a Rita saiu da Universal e isso só colaborou para que o disco voltasse ao limbo."
Charles Gavin lembra de outra preciosidade guardada no baú da Warner: gravações ao vivo dos Novos Baianos da época de disco "Novos Baianos Futebol Clube", de 1973. "Encontrei esse material há uns dez anos. Eram várias fitas dos Novos Baianos ao vivo, que pertenciam ao arquivo da Continental e hoje estão com a Warner", afirma. Para deixar os fãs com ainda mais água na boca, ele revela: "Como elas foram gravadas pelo (produtor e técnico de som) Pena Schmidt, o som deve estar muito bom".
Se há muito material inédito guardado no baú das gravadoras, os exemplos de discos lançados em vinil e até hoje indisponíveis em CD são infindáveis.
No que depender do Discobertas, selo dirigido por Marcelo Froes, esse cenário vai mudar, ainda que aos poucos. Ele acaba de lançar uma caixa com os primeiros discos do Zimbo Trio e, recentemente, colocou nas lojas compilações de raridades de Milton Nascimento, Joyce e Fafá de Belém., por exemplo, chegou a montar um estúdio em casa nos anos 1990 quando produzia a caixa "Ensaio Geral", de Gilberto Gil. "Tive de fazer isso para ouvir e mixar as fitas antigas, que não conseguia rodar em nenhum estúdio moderno já naquela época."

"Ensaio Geral" trazia uma série de sobras de estúdio e gravações ao vivo de Gil completamente inéditas. "Foi o primeiro box que eu produzi, levou três anos pra ficar pronto", lembra. O currículo de Fróes ainda inclui "Tecnicolor", disco em inglês que os Mutantes gravaram em 1970 e nunca lançaram, e "O Trovador Solitário", coletânea de gravações caseiras de Renato Russo.

Comentários

Claudio Kezen disse…
Sensacional. Já estou babando para ouvir alguns destes verdadeiros tesouros. O técnico de som citado, o Peninha, como era conhecido, era mesmo o cara da época do vinil!
Anônimo disse…
Onda alta

O mais popular poeta brasileiro de todos os tempos(Carlos Drummond de Andrade) nasceu em 31 de outubro de 1902, na pequena Itabira, de proporções tão recatadas como o comportamento de seu filho mais ilustre.

Cidade de ouro extinto e ferro abundante, de fazendeiros e mineradores. Drummond foi desses poetas que aparecem de tempos em tempos e conseguem apreender e refletir poeticamente as inquietações de sua época, tal qual um Camões(Classicismo português) ou um Fernando Pessoa(Modernismo português).

Drummond faleceu no dia 17 de agosto de 1987. Entretanto, a sua obra é infinita, pois o mineiro conseguiu com graça, naturalidade, espontaneidade e franqueza atingir as camadas mais profundas da alma.

Sinceridade e elegância. Qualidades pertinentes à sua vasta obra poética. Por isso, a sua poesia é insuperável. Drumm= alta. Ond=onda.

Sua morte, por insuficiência respiratória, provocada por um infarto, chegou(17 de agosto de 1987), segunda-feira, às 20h45min.

Quando nasceu, um arcanjo o abençoou: -Vai, Carlos! Ser eterno na vida.
Moisés Pereira da Silva
walnize carvalho disse…
Eu também sou da época do vinil.Tenho alguns guardados.Mas emprestei preciosidades, que não me foram devolvidas(de Mpb a jazz)
Abçs

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes