Verde que te quero verde

Não sou ecologista. Nem filiado ao Partido verde, deixo bem claro.

Nesta reta final de campanha, depois de observar a exaustiva falta de debate democrático sobre as questões fundamentais e necessárias em uma eleição, decidi pela Marina.

Diga-se de passagem, que a falta de debate nestas eleições é obra da estratégia elaborada pelo Lula. A polarização Lula x FH como forma de evitar o 2º turno, como já colocada zilhões de vezes, apequena, amesquinha e diminui o papel do eleitor como vetor de um voto consciente e maturado pelo debate. Eu não aceito este tipo de cabresto, principalmente quando ele é promovido por um presidente oriundo das lutas democráticas. Isto mostra o quanto ultrapassada e obsoleta é a forma de fazer política do Lula, sua visão do mundo e suas perspectivas como político.

O Brasil tem avançado como um bêbado descendo a ladeira. Politicamente errático, economicamente conservador, com os olhos mais no retrovisor do que na rua. Avanços que por exemplo, incluem milhões de analfabetos funcionais na chamada "nova classe média". Agora, estes novos consumidores poderão enfim, ter a sua casa própria cercada de grades. Quando assaltados nas nossas ruas mal iliminadas e esburacadas de cada dia, terão "algum" para deixar pro bandido. É um avanço! Poderão enfim, ir no carro financiado em 60 vezes, morrer nas filas e corredores dos nossos hospitais fétidos como um escândalo da Casa Civil.

É preciso deixar o século XX para trás. O discurso desenvolvimentista bem decorado pela candidata do poder e o da oposição predominante é canastrão como o galã da novela mexicana. E ultrapassado como o laquê que tenta suavizar a megera.

Mas olhem nos olhos da Dilma e do Serra. Não tem vida, brilho ou esperança. São olhos de quem calcula metodicamente cada passo e palavra externadas. Os olhos da Dilma principalmente, são quase uma confissão de culpa! "Eu posso ser presidente, o Lula me prometeu!"

Apesar do rolo compressor do Petucanato, nesse momento, Marina é a esperança de reformas estruturais tão necessárias quanto inadiáveis. E principalmente de um olhar mais moderno no sentido de retificar a rota dos avanços conquistados até aqui. Nunca acreditei no dircurso do "time que está ganhando não se mexe".

Reformas que o Petucanato falhou em levar a cabo, por interesses óbvios de manutenção do compadrio como forma de governar.

Se FH foi um horror, Lula foi a decepção.

Triste sociedade que tem nos seus "setores progressistas" tanto ranço de viés político-partidário arcaico, excludente e de dedo em riste.

Não me iludo. Sei que se eleita, a Marina terá que costurar alianças para governar. Mas, fica a esperança de uma forma menos antiquada e cínica de gerenciar as equações do poder. Fica a esperança de enfim, termos um rol de políticas públicas mais efetivas e menos assistencialistas.

Afinal, como dizia o poeta: "Meu senhor, uma esmola para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão".

Comentários

Anônimo disse…
A esquerda envergonhada.Ser "verde"
é o caminho mais curto para se ignorar ou camuflar as contradições e interesses de classe que movem a produção.Vamos fechar os olhos para os latifundiários,desmatadores,ongs picaretas ligadas ao capital internacional,apenas por preconceito zona sul.A população sente quando o sapato aperta.Ela é o termômetro que toma a temperatura desses tempos de mudança,lenta para quem tem outros interesses.
Dilma tem lindos olhos azuis,não tem?
Anônimo disse…
PÔXA!
Até que enfim leio um texto LÚCIDO.
Excluídos são ¨promovidos¨a CONSUMIDORES para o bem do status quo e ficam todos gritando ¨ôba!¨
Está mais que na hora de dá chance (tentemos mais uma vez!)para que um outro modelo de fazer política tenha voz.
Claudio Kezen disse…
Caro anônimo das 14:08,

Por acaso as administrações FH e Lula abriram os olhos "para os latifundiários,desmatadores,ongs picaretas ligadas ao capital internacional" que vc afirma que "vamos fechar" ?

Outra coisa: esquerda envergonhada de que? No meu caso, eu não sou dessa sua esquerda nem tenho vergonha de não sê-lo. Vc é que deveria ter vergonha de reproduzir como um asno estes mantras da cartilha pseudo esquerdista que te enfiaram goela abaixo e cérebro adentro.

Se o Lula já declarou várias vezes que não é de esquerda, que esquerda vc advoga para ele?

Mais uma babaquice preconceituosa: preconceito zona sul? Preconceito não tem zona, meu caro. O seu por exemplo é um dos piores que existem. O preconceito contra quem ousa ter independência de pensamento político.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes