Nelson na manhã de inverno

."

Ditos de Nelson Rodrigues:

O imbecil e o gênio

"O imbecil é um ser humano e constitui maioria absoluta. Há milhões de imbecis pelo mundo, os outros é que são uma minoria ridícula. Antes, o gênio ainda influía, o imbecil seguia suas idéias. Mas hoje, se o gênio não se fingir de imbecil, não arranja emprego."

Vida: sacrifício e renúncia

"Pequenos e grandes sacrifícios. Isso é da contingência da vida, é próprio do destino terreno da criatura. Pode ser desagradável, mas é verdade. O agradável, de resto, não é o ideal de ninguém."

Sem futebol, não dá

"Aí é que está: – sem futebol esse povo fica neurótico. O carioca nem precisa ir ao campo e pode passar sem rádio. Mas precisa saber que há um jogo à mão e que o Maracanã está aberto. Amigos, outro aspecto considerável de nossa vida futebolística: o estádio vazio deprime a cidade. É preciso, para a nossa alegria, que ele esteja cheio e vibrando. Gostamos quando o Maracanã transborda e há gente pendurada até no lustre."

Espírito Esportivo

"Eu digo “espírito esportivo “ com uma nova atitude diante do mundo e dos valores da vida. Hoje, já sabemos que não se é nada, não se faz nada, não se atravessa uma rua – sem ele, espírito esportivo. Nas mínimas reações, sentimos que o brasileiro é mais forte e repito: – mais forte que a fatalidade. Ele não se entrega, não capitula. Nas fábricas, no escritório, no balcão, e mesmo nas brigas de namorado – o brasileiro é mais seguro de si e mais dono do próprio destino. Sim, o espírito esportivo dá as relações humanas no Brasil – uma fraternidade docemente infinita."

Momento sentimentalista

"Eu sou um robótico, um pierrô do Méier. Sou um homem que chora. Meu sentimentalismo é meu ponto forte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes