Prorrogado o prazo para pagamento do IPVA

Manifestação na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro do Rio. Motoristas que não conseguiram emitir guia de pagamento do IPVA fizeram um protesto em frente ao posto da Secretaria de Fazenda  
Foto: Guilherme Pinto / Extra

 Após os protestos de motoristas que não conseguiram emitir a guia de pagamento do IPVA, a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio anunciou nesta segunda-feira mais um prorrogamento do prazo de pagamento do imposto. De acordo acordo com a nova tabela, o pagamento da cota única com desconto e da primeira parcela das placas zero, 1, 2, 3 e 4 foram prorrogadas para, respectivamente, 12, 14, 15, 19 e 21 de março.
Em nota, a secretaria afirma que a decisão foi tomada pois “foram identificadas inconsistências de dados”. Com a mudança, a segunda e terceira parcela destas mesmas placas tabém tiveram suas datas modificadas. Já os vencimentos das demais placas serão mantidas nas mesmas datas divulgadas anteriormente.
Mais cedo, uma grande confusão tomou conta do posto de atendimento da Secretaria de estadual de Fazenda na Rua Visconde de Rio Branco, no Centro, no último dia para proprietários de veículos com finais de placa zero e dois pagarem a primeira cota ou a cota integral com desconto de 10% do IPVA 2012 no Rio de Janeiro. Por volta das 10h, mais de 200 pessoas se aglomeravam na unidade, que foi indicada pela secretaria como o único lugar para resolver problemas referentes ao imposto. Os motoristas chegaram a interditar parte da rua como forma de protesto. Policiais militares e guardas municipais conseguiram liberar o trânsito na via cerca de uma hora depois.
— Tenho que pagar meu IPVA, mas consta como inexistente. Vim na secretaria tentar resolver esse problema e tem mais de 120 pesoas aguardando na minha frente. É um absurdo ter que passar por tudo isso para pagar um imposto — reclamou a professora aposentada Marlene Soares, de 65 anos, que saiu de Campo Grande para tentar emitir a guia de seu carro comprado em dezembro passado.
Os problemas no pagamento do IPVA vêm ocorrendo desde o dia 1º de janeiro, quando o Bradesco assumiu a administração do serviço no lugar do Itaú. A Secretaria de Fazenda alega, entretanto, que as falhas já foram corrigidas. A maior parte dos problemas na emissão dos boletos de pagamento são de veículos que foram emplacados ou sofreram modificações em dezembro, como instalação de kit-gás e alteração no nome do proprietário. Segundo a Secretaria de Fazenda, o posto da Rua Visconde do Rio Branco 22 é o único local onde o problema poderá ser resolvido pelos motoristas.
O comerciante Carlos Martins José, de 38 anos, também está com problemas para emitir a guia de seu Peugeot 206, ano 2006, porque seu Renavan aparece como inválido no site do Bradesco.
— Como pode isso? O carro está regular. Não dão qualquer orientação do que a gente deve fazer — disse o comerciante, que foi à sede da secretaria tentar mais uma vez resolver o problema.
Para consultar imprimir o boleto de pagamento, basta acessar o site do Detran (www.detran.rj.gov.br), da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou do Bradesco (www.bradesco.com.br).

Com informações da versão on-line do jornal "O Globo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes