Modern Sound fecha as portas

Há 44 anos no mercado, a Modern Sound de Copacabana, tradicional loja de discos e depois CDs fecha as portas esta semana. Quem gosta de música e já passou pela experiência de "viajar" entre os milhares de títulos lá oferecidos não consegue esconder a tristeza e o desalento com os rumos da indústria musical no Brasil. Aqui em Campos, a Vox já fechou há algum tempo, e que eu saiba não existe outra loja do ramo.

"Boa parte do nosso público potencial baixa gratuitamente pela internet CDs, filmes, livros.
Além da grande rede e da pirataria física - esta, segundo Pedro Otávio, nunca chegou a afetar a Modern Sound -, a política praticada pela indústria do disco a partir dos anos 90, vendendo grandes lotes de CDs a preço baixo para supermercados e lojas de departamento, foi um tiro no pé, acabando com as pequenas lojas de rua.
- Eles banalizaram o produto CD. Alguns títulos, nós comprávamos mais barato nesses magazines do que diretamente com as gravadoras. Há dez anos, eram cerca de 40 lojas de disco em Copacabana. Ultimamente, só restava a gente.


Para colecionadores é um baque, o fim de uma era, mas os Pedros, pai e filho, não pretendem desistir.
- Estamos procurando um imóvel menor em Copacabana. Até lá, vamos vender nosso estoque com descontos de 30% - adiantou Passos.
Enquanto a Modern Sound não renascer, muitos órfãos vão lamentar. Além de consumidores, músicos, produtores e executivos da indústria, como João Augusto, dono da gravadora Deck e que, este ano, reabriu a que hoje é a única fábrica de LPs de vinil na América Latina.
- Artistas independentes, além de gravadoras, multinacionais ou independentes, tinham na Modern Sound um local garantido para seus títulos, e ainda com a vantagem do bistrô para pequenas apresentações. Lá encontrávamos de tudo, enquanto em outras lojas ou redes a oferta era sempre limitada aos produtos mais populares - diz João, que arrisca um diagnóstico para a crise. - A queda de vendas de CDs se iniciou no momento em que o formato passou a ser oferecido nas bancas de supermercados e nos saldões de grandes redes de lojas de departamento. O produto CD perdeu todo o seu glamour. Remando contra a maré, a Modern Sound manteve a classe do produto. É uma perda imensa, que nos surpreende porque pensávamos que, exatamente por ser diferente, ela se manteria por muito tempo.
Para o cantor e compositor Marcos Valle, a perda é irreparável:
- Além de uma loja sofisticada, virara uma casa de shows excelente, perfeita para o lançamento de CDs, com shows que atraíam grande público e davam trabalho a muitos músicos. Sinceramente, lamento profundamente, como o fiz no fechamento do Mistura Fina.
Outro cantor e compositor, Ed Motta, lembra que pisou pela primeira vez na Modern Sound há quase três décadas:
- Eu tinha 10 anos e, desde então, esse foi o lugar que me abasteceu de milhares de títulos fundamentais para a minha formação.
O compositor Ronaldo Bastos, também sócio da gravadora Dubas Música, lamenta o fim de "um oásis de cultura e sofisticação":
- Quando uma instituição como a Modern Sound fecha, o que se perde é o que a indústria da música mais precisa e, paradoxalmente, deixou se esvair pelo ralo: mágica - diz Bastos, que aponta outros vilões. - É lamentável ver que essas ilhas estejam sendo submersas enquanto quem deveria procurar a solução repete um discurso técnico contaminado por essa vanguarda do atraso que hoje toma conta da mídia e das instituições culturais, arrotando de boca cheia bobagens como o fim do disco, o fim do quadro, o fim dos direitos etc. Algo ideologicamente oposto aos interesses fundamentais da indústria cultural.
Produtor que migrou do disco (foi sócio das independentes Natasha e Nikita) para a internet (é diretor do iMusica), Felippe Llerena lista os méritos da loja:
- Era a única que comprava todo e qualquer lançamento de qualquer gravadora independente. E pagava adiantado. Era o orgulho das gravadoras independentes. Fãs e amigos que indagavam pelos álbuns sempre ouviam: "Vai na Modern Sound que lá tem!"
Algo confirmado, desde o fim dos anos 60, pelo cineasta e produtor musical Luiz Fernando Borges, um frequentador assíduo da loja, que foi a fonte principal para sua fabulosa coleção de LPs:
- O CD nunca me seduziu, portanto, nas últimos anos, eu já não comprava. Mas, graças à Modern Sound, tenho primeiras edições de LPs que hoje valem muito.
Dono do selo Lab344, que nos últimos três anos rema contra a corrente e aposta em catálogo internacional (de artistas dos 80, como A-ha e Cyndi Lauper, a novos, como Vampire Weekend e M.I.A.), Sérgio Martins é outro que chora a perda:
- A Modern Sound é referência para aqueles que sempre encararam a música como arte. Estávamos cogitando uma promoção com Cyndi Lauper aqui no Rio, durante sua turnê em fevereiro, e a Modern era a nossa primeira opção."

Fonte: Globo.com

Comentários

Ana Paula Motta disse…
A Vox fechou algumas de suas lojas, no Shopping Avenida 28 ainda funciona uma, não sei se é a única ou se mudaram o endereço de outras filiais.
Claudio Kezen disse…
Bem lembrado, Ana. Bjs.
Anônimo disse…
puxa!tudo ta se acabando,a cultura musical quem diria! cinema de rua ja não existe mais,eu não tenho o que fazer,antigamente eu passava as tardes de sabado em uma loja de discos,e agora o que faço! ficar na internet sem graça. saudaçôes.liguecesar021_24497137@yahoo.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono