"Calaboca Galvão" virou livro

Galvão Bueno é o narrador esportivo mais famoso e controverso da história da televisão brasileira. Virou um verdadeiro showman da narração esportiva, disparando bordões ufanistas, metáforas esquisitas, chavões malucos, comentários óbvios e muita interação com seus comentaristas. Foi com essa estratégia de sucesso que Galvão se transformou em um verdadeiro locutor multifunção, chegando muitas vezes a brilhar mais que os atletas em campo, na pista, na quadra ou na piscina.

Para celebrar o sucesso do twitter “Calaboca Galvão”, que ganhou fama internacional na Copa de 2010, o jornalista Pablo Peixoto apresenta neste livro as frases icônicas que melhor revelam cada um dos muitos super-heróis que Galvão Bueno personifica, comentando-as como se fosse um comentarista falando daquele jogador que resolveu arrumar a meia bem na hora em que o adversário está atacando.

Algumas frases do livro:

“Ele quase bateu porque não deu pra ver o outro carro, já que a reta era meio curva.” / Galvão e a física do automobilismo.

"O Duda tomou um cartão amarelo porque queria um vermelho.” / Galvão em uma frase inexplicavelmente inexplicavel.

“…está mais ou menos tudo errado aqui…” / Galvão confuso e triste em um Brasil X Peru. #galvaodadepressao

“Olha, o Rubinho falou que vai acelerar na largada.” / Essa eu nem te culpo Galvão, se ele desse ré não acharia tão estranho assim.

“O Fluminense vem de uma sequência de duzentas vitorias, sem contar a ultima derrota para o LDU.” / Galvão e sua matemática cientifica e talvez exagerada.

“A imagem que você acabou de ver ai foi de um fã da Formula 1, o grande tenor Plácido Iglesias!” / Galvão que além de conhecer muito o tenor Plácido Domingo também conhece muito o cantor Julia Iglesias.

“Olha a torcida da Espanha gritando: OLÉ! OLÉ! OLÉ!” / Galvão enquanto a torcida da Holanda gritava Holland! Holland! Holland!

“A classificação do México reforça a boa fase das seleções sul-americanas nesta Copa” / Galvão ensinando geografia.

“Essa chuva de Interlagos foi parecida com a de Silverstone, ambas tinham água…” / Galvão, o São Pedro brasileiro.

“A seleção brasileira prioriza o coletivo e a individualidade” / Quebooooom Galvão.

nosso gênio: “Da onde foi o cruzamento, pra fazer a volta por trás só se a bola tivesse um elástico!” Arnaldo: “Mas a bola saiu sim”, Galvão bravo: “NÃO É POSSÍVEL! A Física não permite!”

aparece a placa “SAVE THE GALVAO BIRDS” na TV e o Galvão traduz: “Oh la, um salve para o Galvão, obrigado!”

O autor - Pablo de Melo Peixoto nasceu em Cataguases, Minas Gerais. É formado em jornalismo, mas atua profissionalmente como roteirista de TV, diretor de criação publicitária e professor. Desde 2001 é responsável pelo blog de variedades "Pérolas Para Porcos". Também comandou o podcast sobre música "Freakast" e dirige o tumblr "Porra Mauricio!" (vencedor do Prêmio Youpix), fazendo comentários ácidos sobre trechos fora de contexto dos quadrinhos de Mauricio de Sousa. É autor de vários vídeos de sucesso no Brasil, como a quadrilogia "Dunga em um dia de fúria", indicada para o Video Music Brasil da MTV em 2010.
 
Quer comprar o "Calaboca Galvão"? Clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes