IPVA: à vista ou parcelado?

Janeiro chegou, e com ele os vários impostos que atormentam muitos de nós em todo começo de ano. Um deles é o IPVA. Às vezes ficamos na dúvida se o pagamos à vista ou em parcelas. Para saber qual a melhor opção, é preciso calcular se o desconto vale a pena.
Antonio de Azambuja Neto, professor de finanças da Universidade Guarulhos (UnG). traz a dica: Quando o desconto do IPVA para o pagamento à vista é de 3%, por exemplo, pode ser melhor pagar em parcelado, já que é possível conseguir uma aplicação bem feita com um ganho de pouco mais de 1% ao mês.
Quando o desconto é superior a 5%, entretanto, é mais interessante não parcelar, já que é mais difícil conseguir uma rentabilidade que atinja este percentual em três meses.
Quem não tem todo o dinheiro do imposto deve parcelar os pagamentos, para evitar começar o ano fazendo novas dívidas. Mas, caso o desconto seja ainda maior do que o valor dos juros do empréstimo para fazer o pagamento, o que é muito difícil, pode tomar o dinheiro emprestado e quitar o IPVA.
 O Sociedade Blog vai tentar te ajudar. Clique aqui e veja mais informações sobre datas de vencimento, alíquotas e descontos em seu Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes