Campos comemora 174 anos

foto: Antonio Leudo
O Município de Campos dos Goytacazes, situado ao norte do Estado do Rio de Janeiro, foi fundado em 28 de março de 1835, mas sua história pode ser contada desde meados do século XVI, "quando Dom João III doou a Pero Góis da Silveira a capitania de São Tomé, cujo nome posteriormente passou a Paraíba do Sul. Com a chegada dos portugueses a região, começou a luta com grupos indígenas da etnia goitacá, que habitava as aldeias lacustres, porém não se desenvolveu um processo ocupacional.
Em 1627, por ordem da Coroa Portuguesa, a Capitania de São Tomé foi dividida em glebas, doadas a sete capitães portugueses, alguns deles donos de engenho na região da Guanabara, efetivando a ocupação.
Em 1650 foi implantado o primeiro engenho em solo campista. Visconde d'Asseca funda a vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes em 1677, dominando a região por quase um século. Neste período há grande expansão pecuária. Em 1750 ocorre a queda dos Assecas e a partir daí a expansão da cana-de-açúcar, possível pela divisão dos grandes latifúndios. A introdução do primeiro engenho a vapor na região, em 1830, trouxe grande transformação no processo de produção de açúcar. A elevação da vila a condição de cidade somente veio a ocorrer em 28 de março de 1835.
O aparecimento da ferrovia, em 1837, com a inauguração do trecho Campos-Goitacazes; e posteriormente em direção ao trecho Norte-Sul, facilitou a circulação, transformando o município em centro ferroviário da região.
Em 1877, são implantados na região os engenhos centrais (usinas), e inicia-se o processo de urbanização. Em 1890, o território do município já estava reduzido praticamente as fronteiras atuais, e a partir desta época o comando da vida cultural: da região passa dos solares rurais para o núcleo urbano. No início deste século a cidade consolida-se como núcleo de movimentação econômica e social, a partir daí são desenvolvidas medidas de saneamento na região com ampliação da rede de esgoto e melhorias nos serviços de abastecimento de água.
O desenvolvimento recente, embora ainda ligado a indústria canavieira se direciona em outros rumos, favorecido pelo surgimento de pequenas empresas, da melhoria de suas atividades comerciais e de serviços para o que também contribuiu, sem dúvida, a atividade petrolífera na plataforma continental.
trechos extraídos dao site da UFF
Para comemorar a data, a prefeitura montou uma programação bastante diversificada que você pode conferir abaixo.


PROGRAMAÇÃO DA MANHÃ
A partir das 9h - Leituras de poemas sobre Campos de autores Campistas - (FCJOL)
Intérpretes: Avelino Ferreira, Fernanda Campos, Katiana Rodrigues, Maria Helena Gomes, Neusimar da Hora, Roberto Carvalho e Wilson Heidenfelder.
Sérgio Alvarenga sub-secretário de Cultura cantando com alunos do C.E 29 de maio a música Herdeiros do Futuro de Toquinho
Maestro Ethmar Filho declama Amantia Verba
Fanfarra da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) interpretando o louvor "Entra na minha casa" (Regis Danese) e o Hino a Campos
Distribuição do Bolo pelo Sindicato dos Panificadores - um bolo de 17,40m²

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES
10h30min às 11 horas
Circuito de corrida de rua infantil - Percurso: do correio até o Banco do Brasil
Remo: no Rio Paraíba do Sul
11 horas às 11h30min
Apresentação de Taeekendo - na Praça

SECRETARIA MUNICIPAL TURISMO
City Tour- de 11h30min às 12h30min e de 13h30min às 14h30min - Haverá um passeio pela cidade, com equipe apresentando os principais prédios históricos.

PROGRAMAÇÃO DA TARDE

14h00min - Apresentação das bandas de Fanfarra (SMEC)
15h30min - Apresentação das academias de danças
16h30min - Apresentação do espetáculo Cordel das Festas Populares - Animadores Culturais da SMEC
17h00min - Apresentação do balé afro Ilê Sain à Oxalá - CIA Gente de Teatro - Secretaria Municipal de Cultura
18h00min - Show da banda da PM com Dom Américo interpretando músicas de Roberto Carlos
19horas - Sorteio do Caminhão da Sorte - Caixa Econômica
19h30min - Continuação do show da banda da PM com Dom Américo interpretando músicas de Roberto Carlos
20horas - Sorteio do Caminhão da Sorte - Caixa Econômica
20h30min - Show com Átila e Charles - Praça São Salvador
21h00min - (Trianon) Encerramento com Dalton Freire no sax interpretando Hino Nacional
Concerto da Orquestra Sinfônica Mariuccia Lacovino com a regência do maestro Luiz Maurício Carneiro


Comentários

m&i disse…
Parabéns a todos nós, que construimos todos os dias esta cidade.
Parabéns ao blog pela ótimo post e justa homenagem.
É lamentável que uma cidade tão grande, intensa e rica, se divida em dois pólos, duas frentes de poder, pensamento e interesses... as pessoas não enxergam além de seus conceitos pré-estabelecidos.
Mas ainda assim a terra plana vai resistindo; e a todos que como eu amam esta cidade, mais uma vez parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes