Juca Kfouri: 'A saída de Ricardo Teixeira da CBF virou mais do que rumor'

Do site da ESPN Brasil:

"A possível saída de Ricardo Teixeira da presidência da CBF já ultrapassou apenas os rumores. Segundo Juca Kfouri, comentarista dos canais ESPN, o dirigente pode deixar o comando da entidade após 23 anos no poder. No programa Linha de Passe desta segunda-feira, Juca falou sobre o assunto.

"É uma coisa que ultrapassou o ruído de boato, virou mais do que rumor, é quase um clamor. Como é o clamor popular pela saída dele. O que justificaria esse gesto? Talvez a consciência de um serviço já prestado: a seleção brasileira venceu duas Copas, o Brasil vai sediar uma Copa... E também a conclusão de que não teria chance contra o Platini na eleição da Fifa”, afirmou Juca Kfouri.

Informações sobre a possível renúncia de Teixeira foram publicadas nos blogs de Juca Kfouri, Vitor Birner e Ricardo Perrone, durante a última semana. O presidente da entidade que comanda o futebol brasileiro faria o anúncio até o final desta semana, ainda antes do Carnaval.

Desgastado por denúncias de corrupção, o primeiro indício para a saída dele seria a demissão de Marcos Antônio Teixeira, tio do presidente, da secretaria geral da CBF.

“Então, a decisão de ir desfrutar em Miami com a mulher e a filhinha o que ele amealhou nesses anos no futebol. Não é uma questão de saúde, como há uma versão – seria isso: uma medida de precaução. Mais ou menos quando vimos alguns anos atrás com Eduardo Farah na federação de São Paulo: desapareceu, saiu da ribalta”, disse Juca Kfouri, durante o Linha de Passe desta segunda.

Se a renúncia for confirmada, o vice mais velho, José Maria Marin assumiria a presidência da CBF. O dirigente ficou marcado por ter colocado no bolso uma medalha durante a premiação da Copa São Paulo de juniores deste ano. Além de deixar a entidade, Teixeira sairia do Comitê Organizador Local da Copa de 2014. Vale lembrar que a relação de Teixeira com a presidente Dilma Roussef não é boa.

No comando da CBF desde janeiro de 1989, Ricardo Teixeira terminou o seu quinto mandato consecutivo em 2007. No entanto, após um acordo, ficou decidido que o dirigente seguiria no comando da entidade até a Copa do Mundo de 2014.

A gestão de Teixeira foi marcada por algumas denúncias de corrupção, como acusações de nepotismo em cargos da CBF, fechamento de contratos irregulares e ruins para o futebol brasileiro e um escândalo de suborno com a ISL, antiga parceira da Fifa, na Suíça. O cartola também foi alvo de investigação em CPIs, como a da CBF-Nike e a da organização do Mundial de 2014.

Durante os 23 anos que esteve na presidência da CBF, a seleção brasileira conquistou duas Copas do Mundo, em 1994 e 2002. Considerando todas as categorias, foram 11 títulos mundiais e 27 sul-americanos."

Clique aqui e veja o vídeo de Juca, um dos mais respeitados jornalistas do país, falando sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes