II Festival de Economia Solidária

Recebi e repasso:


"Campos mais uma vez poderá participar do Movimento de Economia Solidária, ligado ao Fórum Local de ECOSOL , através do II Festival de Economia Solidária.

O evento acontecerá nos dias 8,9 e 10 de dezembro, no Palácio da Cultura.
Este ano o Festival conta com vários parceiros. Pela Prefeitura de Campos participam a Secretaria de Família e Assistência Social, a Fundação Cultural Oswaldo Lima e a Fundação Zumbi dos Palmares. Pela UENF, a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/PROEX) e o Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes.
O II Festival de ECOSOL contempla: Comercialização (Rede de Economia Solidária com 25 grupos autogestionários ligados ao Fórum Local de Economia Solidária), Cozinhas Quilombé (inserção dos Quilombos do Imbé); Atividades Culturais (dança, canto, teatro, cinema, outros); Exposição dos trabalhos da Fundação Cultural Oswaldo Lima "Arte Ofício".
A economia solidária como política pública de inserção social é estratégica para o Brasil. Através dela poderemos vencer a pobreza e experimentar um novo modelo de economia sustentável. Este modelo há de se basear no valor do trabalhador e não no lucro e na possibilidade de que todos os segmentos sociais envolvidos possam estar incluídos no processo de desenvolvimento com dignidade, direitos iguais e exercitando uma democracia participativa e autogestionária para ter acesso à renda. Neste sentido, a política pública de economia solidária busca a valorização da cooperação entre os indivíduos no desenvolvimento de atividades de geração de renda e na construção da cidadania autônoma e protagonista.
Os grupos considerados beneficiários desta política pública são os ligados ao artesanato ou à agricultura familiar, os pescadores artesanais, os catadores de materiais recicláveis e os remanescentes de culturas tradicionais como indígenas e quilombolas. Às vezes estes grupos ficam invisíveis, e é tarefa primeira da política pública mostrar que existem e que têm potencial. O leitor e cidadão pode participar deste movimento, a começar pela presença no Festival! "

Nilza Franco Portela
Coordenadora da ITEP/UENF

Mais informações
Talita Miranda
28 9883-0176
Assessoria de Comunicação
ITEP/UENF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes