Beneficência Portuguesa começa processo de acreditação

Consultora Maria Aparecida na primeira aula da acreditação



Uma chancela de qualidade, que ateste a excelência no cuidado ao paciente baseada em padrões internacionais. Com este propósito, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos (SPBC) realizou nos dias 17 e 18 de novembro o primeiro encontro dos funcionários da instituição com a consultoria de acreditação, selo de qualidade emitido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).
O corpo funcional do hospital será preparado para o trato com os pacientes, de acordo com os padrões de qualidade da Joint Comission International (JCI), principal referência quando o assunto é qualidade em instituições de saúde.
Nesse primeiro encontro, os funcionários tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia que será implantanda durante o período de treinamento. Estão programados dois encontros por mês e o próximo acontece já no mês de dezembro.
A intenção no trabalho, inovador para a região Norte e Noroeste do Estado, é redesenhar os processos, a definição das políticas, de planos, padrões, protocolos e procedimentos de cada setor da Beneficência Portuguesa.
— A acreditação vai nortear a melhoria contínua de nossos serviços para a segurança do paciente e do profissional da área médica do hospital. Todos os setores do hospital estarão envolvidos e formando grupos de trabalhos direcionados a cada um deles — explica Ana Paula Câncio, gerente de Recursos Humanos e coordenadora da acreditação da SPBC.
O primeiro encontro realizado no auditório da instituição, foi comandado pela consultora Maria Aparecida de Almeida, representante do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Ela avaliou como muito positivo os dois dias de curso.
— Fiquei muito feliz com essa primeira abordagem aqui na Beneficência Portugesa. Os funcionários foram muito receptivos e todos estão motivados para os trabalhos que ainda estão por vir — ressalta a consultora.
O que é acreditação hospitalar? O processo de acreditação, ainda recente no Brasil, é sistêmico e avalia o hospital desde a lavanderia até o centro cirúrgico. Entre as vantagens de se introduzir essa nova metodologia estão a melhoria tanto do gerenciamento da unidade quanto da qualidade da assistência ao paciente, que será feita com mais segurança e eficiência.
Para ser acreditado, o estabelecimento de saúde passa por uma avaliação feita por uma organização independente, a instituição acreditadora. Ultrapassada todas as etapas, a instituição recebe uma espécie de selo de qualidade internacional.

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