Cine Jornalismo na AIC

A colega Alicinéia Gama manda avisar e nós reproduzimos com carinho:

A Associação de Imprensa Campista (AIC) dá início, no próximo sábado, à temporada 2010 do Cine Jornalismo, com a exibição do filme ‘Vlado – 30 anos depois’.

O evento, que tem entrada franca, começa às 16h, na sede da entidade (Rua Formosa, 460, Centro, Campos) e terá como debatedor, o jornalista Ricardo André Vasconcelos.
O Cine Jornalismo é um projeto organizado pelo vice-presidente da AIC, o jornalista e professor Vitor Menezes, e tem como proposta, criar um ambiente para que jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados em comunicação social possam, motivados pela temática de um filme, bater papo sobre a profissão.
As sessões do Cine Jornalismo acontecem de março a novembro, sempre no último sábado do mês, na AIC. O calendário completo pode ser acessado no blog http://associacaodeimprensa.blogspot.com. O evento conta com o apoio do IFF e do Curso de Comunicação do Uniflu-Fafic.

Vlado – 30 anos depois

O filme conta a história do jornalista Vladimir Herzog, assassinado na prisão em 1975 durante o regime militar brasileiro. No dia 25 de outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzog apresentou-se ao DOI-CODI para prestar um depoimento. No fim da tarde do mesmo dia, a família e amigos de Vlado recebem a terrível notícia: ele estava morto e, segundo fonte oficial, teria cometido suicídio na prisão.
Por meio de depoimentos, o documentário reconstrói o caso de tortura do jornalista a partir de depoimentos de amigos, familiares, colegas que viveram com ele a amplitude das perseguições daqueles momentos. O filme mostra a trajetória do jornalista desde a infância, na Iugoslávia, com sua família de origem judaica, fugindo da perseguição nazista, suas ideias políticas, sua militância, seu senso de ética, sua posse como diretor de jornalismo na TV Cultura de São Paulo e o horror dos porões do regime militar, onde imperavam a tortura e os assassinatos políticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes