Análise sobre a sucessão estadual

Por Lauro Jardim, da Revista Veja:

"A entrada de Fernando Gabeira na corrida pelo governo do Rio de Janeiro reduziu severamente as chances de Sérgio Cabral se reeleger no primeiro turno. Mas não anuncia um cenário dramático para o governador.
Hoje, há três candidatos ao governo - Cabral, Gabeira e Anthony Garotinho. Cabral leva uma vantagem enorme sobre seus adversários para o segundo turno: a incompatibilidade entre as bandeiras de Gabeira e Garotinho.
O eleitor de Garotinho, em grande parte evangélico e/ou conservador, tem grande dificuldade de apoiar as bandeiras comportamentais de Gabeira (homossexuais, drogas etc.). Já o eleitor do verde, mais intelectualizado e liberal, tem muito mais proximidade com as bandeiras de Cabral do que com o perfil populista e evangélico de Garotinho."

Comentários

Argus disse…
Caro Editor,

Me permita a intromissão.

Essa análise é muito ruim. O público/eleitor do Gabeira não tem nada de liberal, muito ao contrário. O eleitorado zona sul/zona oeste de Gabeira é extremamente conservador, e disputa os votos do Governador.

Não é à toa que o deputado verde fez severa inflexão à direita, funcionando como linha auxiliar dos demotucanos no Estado, junto com o PPS.

Não há mais nenhum traço das propostas "revolucionárias" defendidas por Gabeira no passado.

Sua entrada no pleito é mortal para o Governador, uma vez que o ex-Governador ficará sozinho junto ao eleitorado mais popular(Baixada, Zona Norte e interior).

Como já disse o Roberto Moraes em seu blog, o Cabral vai descobrir que ter ceifado a candidatura do Lindberg foi um tremendo tiro no pé, na medida que ele era o único que disputava uma faixa do eleitorado do ex-Governador.

Um abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes