Cora Coralina



"Depois de estrear com sucesso em 2009 no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, a exposição Cora Coralina – Coração do Brasil pode ser vista até 13 de março no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.
Idealizada pela curadora Júlia Peregrino, Cora Coralina – Coração do Brasil ocupa o segundo andar do CCBB e possibilita ao visitante fazer um mergulho visual no universo da poetisa, intelectual, comerciante, sitiante, doceira e militante das causas nobres Cora Coralina.

É uma visão sobre o universo da poetisa e intelectual brasileira entre 1889, quando nasceu, e 1985, ano de sua morte, traduzida em fotos, vídeos, documentos e arquivos que nunca haviam saído da Casa de Cora Coralina, hoje, um espaço memorial instalado na casa em que ela viveu na Cidade de Goiás. A cenografia, assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, ajudam a entender as sensações deixadas por Cora Coralina na nossa literatura, com sua poesia profundamente ligada à terra e à memória de sua região natal.

São quase 200 imagens que fazem ecoar um mundo de histórias, como as que ouvia da bisavó Vicência (vó Dindinha). Elas também mostram os sonhos da adolescente e da aluna considerada uma das mais atrasadas, que só conseguiu aprender devido ao esforço da Mestra Silvina – sua única professora –. Aos14 anos, publicou seu primeiro texto e colaborou, ao longo da vida, com centenas de jornais em Goiás, São Paulo e várias outras cidades brasileiras."

Fonte: Coluna de Mona Dorf(ig.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes