Campanha incentiva uso responsável de eletrônicos pelas crianças

                                                                          Thinkstock Photos
Uma das sugestões de atividades para a "Semana Sem Tela" do Instituto Alana é montar um forte na sala e acampar no local com as crianças
Iniciativa do Instituto Alana estimula crianças e adultos a evitarem o uso de eletrônicos por uma semana.
Bianca Castanho, iG São Paulo
 
Smartphone, tablet, computador, televisão. Cada novidade do mercado de tecnologia dificulta um pouco controlar o tempo que as crianças dedicam às mídias digitais. Entretanto, o uso exagerado desses dispositivos pode causar problemas para os pequenos.
Segundo uma pesquisa da instituição americana Campaing for a Commercial-Free Chilhood (CCFC), quando usados de forma excessiva, esses dispositivos fazem com que problemas de natureza social, psicológica, educacional e biológica se desenvolvam cada vez mais cedo. Obesidade infantil, dificuldades na hora de dormir, no aprendizado e em atividades criativas estão na lista desses malefícios.
Pensando nisso, o CCFC idealizou, em 2010, a campanha “Screen-free Week”, um movimento que incentiva adultos e crianças a se afastarem das TVs e a diminuir a utilização de computadores por uma semana. A ideia foi difundida em vários países e este ano tem sua primeira edição no Brasil. A campanha “Semana Sem Tela”, promovida pelo Instituto Alana, vai de 29/04 a 05/05 e pretende mostrar às famílias que também é possível se divertir sem a ajuda de eletrônicos em geral.

Sem radicalismos
“Nossa ideia é fazer um convite às famílias para que repensem a relação com as telas em geral – não só da televisão, mas do computador, smartphones e celulares. Nós sabemos que elas vieram pra ficar e que a tecnologia existe. Não estamos propondo radicalismos”, diz Gabriela Vuolo, coordenadora de mobilização do Alana. “O movimento é uma tentativa de sensibilizar os pais a pensar na questão e fazer pequenas mudanças na qualidade de vida dos seus filhos”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono