Links para todos os gostos



3 mil filmes para ver no YouTube

O YouTube disponibilizou um canal com aproximadamente três mil filmes on-line. O projeto, que havia sido descontinuado, voltou ao ar no mês de agosto. A lista traz desde clássicos absolutos, que fizeram a história do cinema na primeira metade do século passado, até filmes recentes que ficaram famosos em festivais independentes. O canal também traz filmes “trash” do cinema indiano, jamaicano e nigeriano. Todos os filmes estão em inglês, mas legendas em 30 idiomas podem ser ativadas no próprio Youtube. Alguns destaques do canal: “O Nascimento de Uma Nação”, filme mudo estadunidense de 1915 co-escrito, coproduzido e dirigido por D. W. Griffith, baseado no romance “The Clansman”, de Thomas Dixon.  “O Gabinete do Doutor Caligari”, a primeira grande obra do expressionismo alemão, dirigido por  Robert Wiene em 1920. “Nosferatu”, de F. W. Murnau, outro clássico do expressionismo alemão, realizado em 1922. “O Encouraçado Potemkin”, de Sergei Eisenstein, filme soviético de 1925 que retrata a revolução russa de 1905. “A General”, a obra-prima de Buster Keaton, realizado em 1927. “M”, o primeiro filme do cineasta alemão Fritz Lang e um dos filmes mais influentes da história do cinema.  “Daqui a Cem Anos”, de Alexander Korda, produzido em 1936 e considerado a primeira superprodução de ficção científica da história; e “O Estranho”, drama noir escrito, dirigido e estrelado por Orson Welles em 1946. O canal também traz clássicos recentes como “Slacker”, de 1991, filme de estreia de Richard Linklater; o premiadíssimo “Pão e Tulipas”', realizado em 2000, pelo diretor italiano Silvio Soldini; e “The Conspirator”, filme independente de Robert Redford, produzido em 2010, que narra o julgamento de Mary Surratt, mãe de um dos homens que ajudou a planejar o assassinato de Abraham Lincoln. Outro destaque do canal é o documentário “Home”, do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, que retrata a terra por meio da visão de um pássaro, sobrevoando mais de 50 países e mostrando as fragilidades do planeta. 
Para acessar: http://bit.ly/nacjoa


Toda a obra de Charlie Chaplin, como ator, disponível on-line 
O Open Flix é um canal do YouTube, administrado pelos criadores do site Cinevault, portal especializado em filmes de domínio público ou que tiveram seus direitos de exibição cedidos. O acervo tem mais de 1000 filmes disponíveis on-line. Um dos destaques do canal é uma seção destinada a Charlie Chaplin, onde estão disponibilizados todos os filmes (integrais ou trechos) em que Chaplin atuou como ator. Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres, em 16 de abril de 1889, e morreu em 25 de dezembro de 1977. Foi o maior nome da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. Sua carreira também foi uma das mais profícuas da história do cinema, durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido, durante a Era Vitoriana, até sua morte aos 88 anos, em 1977. Seu principal e mais famoso personagem foi o vagabundo Carlitos. Em 1972, Charlie Chaplin recebeu o Oscar pelo conjunto de sua obra e pelo “efeito incalculável que teve em tornar os filmes uma forma de arte”. Durante a cerimônia de entrega do prêmio recebeu a mais longa ovação da história do Oscar, foi aplaudido de pé, por cerca de dez minutos. 
Para acessar o canal do YouTube: http://bit.ly/pm96qg 
Para acessar o portal Cinevault: http://www.cinevault.com/


Documentários 
1300 documentários, divididos em 40 categorias, para ver on-line. Para acessar:  http://bit.ly/e3k58

500 filmes britânicos para ver no YouTube
Celebrating Classic British Films é um canal do YouTube que reúne cerca de 500 clássicos do cinema britânico em versões integrais. O canal, criado por um fã, faz uma retrospectiva do cinema britânico de 1920 a 1980. Desde diretores clássicos, que se tornaram imortais por seus filmes, como Alfred Hitchcock e David Lean, até nomes mais recentes e ainda atuantes como Stephen Frears, Peter Greenaway, Mike Newell e Ken Loach. Entre as preciosidades do canal está a primeira versão fílmica de “Sherlock Holmes”, dirigida por Leslie S. Hiscott, em 1931, além das estreias dos diretores Stephen Frears, no curta-metragem “The Burning”, de 1968, e Alfred Hitchcock, no filme “O Jardim do Prazer”, de 1925.  Também está disponível o primeiro grande sucesso de Hitchcock, “O Locatário”, de 1927, baseado nos assassinatos de Jack, o Estripador.  Do lendário David Lean estão disponíveis, “Grandes Esperanças”, de 1946, e “Oliver Twist”, de 1948, ambos baseados na obra de Charles Dickens, além do clássico “A Ponte do Rio Kwai”, que venceu o Oscar de melhor filme em 1957. Também estão disponíveis os filmes de estreia de Peter Greenaway, “Death of Sentiment”, 1962, e  “Diary of a Young  Man”, de Ken Loach, de 1964. Outra raridade do canal é “The Kindness of Strangers”, produzido originalmente para televisão por Mike Newell, em 1967. Entre os clássicos recentes está “Women in Love” (“Mulheres Apaixonadas”), adaptado do livro de homônimo de D.H. Lawrence e dirigido por Ken Russell, em 1970. Os filmes estão em inglês, mas legendas em 30 idiomas podem ser ativadas no próprio Youtube. 
Para acessar: http://bit.ly/qNJGxW

O primeiro filme
O primeiro filme da história, gravado por Louis Lumière e por Auguste Lumière, em 1895. Para acessar: http://bit.ly/yAOVwf

Simon's Cat 
Canal do You Tube dedicado ao gato mais travesso da internet. P
ara acessar:  http://bit.ly/TmrN

Acervo da televisão europeia 
Acervo on-line da televisão europeia. O conteúdo pode ser consultado a partir de 1900. 
Para acessar: http://bit.ly/y7wK2w 

Toda a obra poética de Fernando Pessoa para download 
O portal Domínio Público disponibilizou para download a poesia completa de Fernando Pessoa. Embora sem uma ordem cronológica adequada e com edições repetidas, o acervo contempla toda a obra conhecida do poeta português. Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, em junho de 1888, e morreu em novembro de 1935, na mesma cidade. É considerado, ao lado de Luís de Camões, o maior poeta da língua portuguesa e um dos maiores da literatura universal. Seus poemas mais conhecidos foram assinados pelos heterônimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, além de um semi-heterônimo, Bernardo Soares, que seria o próprio Pessoa, um ajudante de guarda-livros da cidade de Lisboa e autor do “Livro do Desassossego”, uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século XX. Além de exímio poeta, Fernando Pessoa foi um grande criador de personagens. Mais do que meros pseudônimos, seus heterônimos foram personagens completos, com biografias próprias e estilos literários díspares. Álvaro de Campos, por exemplo, era um engenheiro português com educação inglesa e com forte influência do simbolismo e futurismo. Ricardo Reis era um médico defensor da monarquia e com grande interesse pela cultura latina. Alberto Caeiro, embora com pouca educação formal e uma posição anti-intelectualista (cursou apenas o primário), é considerado um mestre. Com uma linguagem direta e com a naturalidade do discurso oral, é o mais profícuo entre os heterônimos. São seus “O Guardador de Rebanhos”, “O Pastor Amoroso” e os “Poemas Inconjuntos”.  O crítico literário Harold Bloom, em entrevista à revista “Época”, afirmou que a obra de Fernando Pessoa é o legado da língua portuguesa ao mundo. 
Para acessar: http://bit.ly/ffoF7T

O vocabulário de Machado de Assis
Uma página com os termos mais utilizados pelo escritor. 
Para acessar: http://bit.ly/Atjp0J

100 clássicos literários para download
Lançado em 2004, o Domínio Público é um dos maiores portais de conteúdo livre para download do mundo.  O acervo é composto por obras em domínio público ou que tiveram seus direitos de divulgação cedidos pelos detentores legais. No Brasil, os direitos autorais duram setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente à morte do autor. Fiz uma compilação com 100 obras, entre autores brasileiros e estrangeiros, escolhidas entre os 10 mil títulos disponíveis no portal. A lista, traz desde livros seminais, formadores da cultural ocidental, como “Arte Poética”, de Aristóteles, até o célebre “Ulisses”, de James Joyce, considerado um dos livros mais influentes do século 20, além de clássicos brasileiros e portugueses. Entre os livros escolhidos estão “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri; “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes;  “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões; “A Metamorfose”, de Franz Kafka;  “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne;  “Os Escravos”, de Castro Alves; “Via-Láctea”, de Olavo Bilac; “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães; “Poemas”, de Safo; “Uma Estação no Inferno”, de Arthur Rimbaud; “O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos”, de Lima Barreto; “Lira dos Vinte Anos”, de Álvares de Azevedo;  “História da Literatura Brasileira”, de José Veríssimo Dias de Matos; “Eu e Outras Poesias”, de Augusto dos Anjos; “A Esfinge Sem Segredo”, de Oscar Wilde; “Schopenhauer”, de Thomas Mann; “O Elixir da Longa Vida”, de Honoré de Balzac; “Cândido”, de Voltaire; “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift; “Utopia”, de Thomas Morus; “Canção do Exílio”, de  Gonçalves Dias; “A Carne”, de Júlio Ribeiro; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; além das principais obras de William Shakespeare, Fernando Pessoa,  Machado de Assis, Florbela Espanca e Eça de Queirós.   Para fazer o download basta clicar sobre o livro selecionado. 
Para acessar: http://bit.ly/pGpYjD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes