Crônica de Ano Novo


Encontro mágico


Walnize Carvalho

Aos poucos os convidados vão chegando. Ceia de fim de ano.
Convite aceito. Pontualidade incomum.
A anfitriã encaminha seus amigos aos lugares que irão ocupar na grande mesa.
Todos estão lá: o porteiro da escola da neta; o jornaleiro da banca; a faxineira; a vizinha da casa em frente; a cabeleireira; o varredor de rua ; o taxista; o vendedor de frutas ; o senhor da lavanderia; os entregadores : da água mineral, das compras do supermercado e a atendente da padaria.
A exemplo da Ceia de Cristo, 12 convidados, para uma noite que promete ser de solidariedade, acolhimento e respeito mútuo.
Nenhum deles se conhece, a não ser a dona da casa, que faz questão de reuni-los para aquele momento especial. Ela deseja dividir e brindar com eles mais um ano que se finda.
Após situá-los, pede licença e dirigi-se ao seu quarto com o propósito de terminar de se arrumar.
Fechada a porta, senta-se na cama e faz uma retrospectiva mental: estão presentes neste encontro mágico pessoas de universos tão diferentes e que fazem parte do seu mundo o ano inteiro. Todos lhe servem não só como forma de trabalho e obrigação, mas com afeto, paciência, atenção e generosidade.
Lembrou-se do porteiro da escola da neta: - Entra,Valentina! Dê um beijo na vovó!; do jornaleiro da banca : - Guardei um álbum das”Princesas” para a menina!... ; da faxineira e a boa vontade em fazer atividades extras ; da vizinha da casa em frente, que sempre sorri e lhe dá “bom dia”; da cabeleireira ,que ajeita suas madeixas ,fazendo-a se sentir mais jovial; do varredor de rua, no sol a pino agradecido por um copo d’água a ele oferecido; do taxista que espera, pacientemente, o embarque da neta em seu carro; do vendedor de frutas: - Separei as bananas maçã que a freguesa compra toda semana! ; do senhor da lavanderia e o zelo com as roupas da casa (das mais simples às peças de sair ); do entregador da água mineral colocando o galão pesado no lugar devido e do menino das compras do supermercado, trazendo sacas pesadas muitas vezes a pé.Sem contar com a atendente da padaria , sempre escolhendo o pão mais fresquinho...
Cerra os olhos. Lágrimas de contentamento passeiam em sua face.
De repente, o telefone toca.
A mulher se espanta. Percebe que se tratava de um sonho. Sonho bom.
Levanta-se apressadamente. Abre a janela da sala.
Olha para o céu. O sol esplêndido a saúda e anuncia que um Ano Novo acabara de nascer!...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes