Contrastes da Justiça no Brasil

Uma boa quantidade das minhas postagens em 2011 teve alguma relação com a Justiça. Sou bacharel em Direito, vivi alguns anos as agruras de quem espera alguma coisa da Justiça e me decepcionei profundamente.
A notícia abaixo, retratada no blog de Ancelmo Gois retrata bem este sentimento:
O aposentado Geraldo Moreira, de 84 anos, cardiopata, merecia lugar no "Guiness".

Espera há 41 anos, acredite, resposta para ação que move contra o Banco do Brasil. Há 15 anos, seu processo tramita na 19ª Vara do Trabalho do Rio, segundo o advogado Manoel Messias Peixinho. O vovô está enviando uma reclamação à ministra Eliana Calmon, do CNJ."

Ainda bem que para toda regra existe uma exceção. No meio do debate entre associações de magistrados, boa parte do Supremo e os seguidores de Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chegou a mim e-mail de um colega da Petrobras relatando este inusitado e maravilhoso fato ocorrido no Paraná. Apesar de ter acontecido há mais de um ano, que sirva de exemplo para tantos juízes que se acham acima do bem e do mal, humilham advogados, serventuários e cidadãos comuns, desrespeitam leis, códigos e princípios éticos em busca de poder, dinheiro e na certeza da impunidade que reina em solo tupiniquim. Faço questão de escrever o nome da jovem juíza federal envolvida na segunda situação: Anne Karina Costa. Apesar de um pouco longo,o vídeo é uma lição de amor, dignidade e, quem sabe, a esperança de dias melhores na combalida justiça brasileira.




Comentários

BLOG REFLEXÕES disse…
É Neto Cordeiro, casos assim nos fazem pensar.

Não sei o caso concreto deste financiamento específico, vi e ouvi a Conciliadora da Caixa falando na redução da taxa de juros, mas sei que ou é pela Tabela Price (juros s/juros) ou SAC(Sacre), há financiamentos que na prestação vêm embutidos seguros de danos físicos do imóvel e o seguro de morte ou invalidez permanente.

Enfim, se a Caixa tem como seu slogan e carro chefe a sua função social ela poderia ter chegado neste caso específico, salvo melhor juízo, ao valor do financiamento inicial.

Por outro lado vemos uma Justiça antes de tudo humana (difícil de encontrarmos), mas que bom saber que existe Neto.

Foi um presentão de fim de ano que você proporcionou a nós seus leitores principalmente pela dedicação deste pai.

Obrigada e que 2012 nos traga mais presentes assim!!
Uma pena, Gianna, que ainda aconteça muito pouco. O pensamento de boa parte dos operadores do Direito é arcaico e egoísta. Aqui em Campos,por exemplo, nos corredores e bastidores do Forum podemos enxergar isso de maneira muito forte.
Ainda demorará um tempinho para termos mais juízes com a sensibilidade e coragem de uma Anne Karina, mas não podemos perder o restinho de esperança que ainda nos resta.
Obrigado pelas visitas, comentários e participação em nosso blog.
Que em 2012 continue firme com o seu, nos brindando com postagens esclarecedoras e ajudando nossa cidade a tentar sair desta fase tenebrosa.
Victor Jr. disse…
Parabéns pela belíssima postagem, Neto.
Encerrando o ano muito bem.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes