In Vino Veritas

Vinhos para beber em dias quentes
Fonte:Uol




Geralmente mais celebrado durante o frio, o vinho também pode ser consumido prazerosamente em dias quentes, e harmonizado com os pratos frescos e leves que dominam os cardápios na primavera e verão.

Neste caso, as bebidas encorpadas e envelhecidas saem de cena para dar espaço aos vinhos cuja maior acidez é a característica marcante, como explica o enólogo Amaro Dornelles, da importadora Ravin. "Vinhos fortificados, vinhos de guarda ou velhos devem ser evitados porque são extremamente encorpados e alcoólicos e, juntos com o calor, dão uma sensação de moleza e sono", ensina Amaro.

Inês Cruz, enóloga da importadora WineMax, completa que os vinhos com essas características precisam ser servidos em temperaturas elevadas. "Vinhos mais encorpados, de estrutura sólida e intensa, com taninos agressivos, não são a melhor opção para dias quentes. São vinhos que deverão ser degustados a temperaturas mais elevadas, na ordem dos 18ºC. Sendo a temperatura de serviço um fator extremamente importante na determinação do sucesso da degustação, eles devem ser evitados precisamente pelas elevadas temperaturas registradas no verão", argumenta Inês.

Os dois especialistas ressaltam que os vinhos indicados para serem consumidos em dias quentes são aqueles que apresentam leveza, frescor, menos corpo, taninos menores, boa acidez e graduação alcoólica moderada, características presentes nos brancos, rosés e espumantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes