Coisas deste mundão de Deus


Tartarugas forçam fechamento de pista de aeroporto JFK

Cerca de 100 répteis atrasaram alguns voos ao tentar atravessar pista para depositar ovos em bancos de areia.
A pista 4L do Aeroporto Internacional John F. Kennedy ficou fechada por mais de uma hora na manhã desta quarta-feira por causa de tartarugas. Especialistas da Autoridade Portuária de Nova York e New Jersey retiraram cerca de 100 tartarugas de água doce da pista cerca das 10 horas locais (11 horas em Brasília), disse John P. L. Kelly, um porta-voz do órgão.
Alguns voos ficaram atrasados em até 30 minutos, disse Arlene Salac, porta-voz da Administração de Aviação Federal, mas não muitos: a pista é usada com pouca frequência nesta época do ano por causa de padrões de ventos comuns à estação (verão no Hemisfério Norte).
A pista se torna um ponto de cruzamento de tartarugas anualmente nesta época do ano, quando se preparam para se reproduzir.
“Elas buscam bancos de areia para depositar os ovos", disse Kelly, “e há um lugar ideal do outro lado da pista 4L. Elas saem da água e cruzam a pista para depositar os ovos na areia". Segundo a porta-voz, as tartarugas foram transferidas para um área igualmente ideal.
O aeroporto JFK é amplamente cercado de água, onde os répteis se procriam dentro e ao redor da Baía da Jamaica. Em 2009, a mesma pista foi fechada por causa de 78 tartarugas fluviais.

DO:iG São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes