quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Horário de verão acaba neste fim de semana e relógios devem ser atrasados

Agência Brasil

horário de verão acaba em 16 de fevereiro de 2014. Em vigor desde a meia-noite do dia 19 de outubro do ano passado, a medida tem como objetivo um maior aproveitamento da luz solar e evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia.
O horário de verão de 2013/2014 foi adotado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Nesses estados, os relógios deverão ser atrasados em uma hora à meia-noite deste sábado (15) para domingo (16) de fevereiro.
Um dos principais resultados esperados é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Sem o horário de verão, o consumo maior de energia acontece por volta das 18h, coincidindo também com o consumo do comércio e da indústria. Na prática o horário de verão costuma gerar em média uma economia de energia da ordem de 1% e na demanda, no horário de pico, de 3,5 a 5%.
A previsão de economia do horário de verão desta temporada 2013/2014, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, foi gerar uma economia de R$ 400 milhões com os 119 dias de duração, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema).

Nenhum comentário: