Detalhes


Fruta que chegou recentemente ao Brasil faz sucesso no Sul do país:Ortanique é um cruzamento da tangerina com a laranja.

Do Globo Rural
22/09/2011
06h44


A fruta surgiu espontaneamente na Jamaica há quase 100 anos. No Brasil, os pomares, que são bem mais recentes, estão dando bons resultados em terras gaúchas.

Os frutos de tamanho médio e mais achatados resultam de um cruzamento natural da laranja com a tangerina. O nome ortanique saiu daí: "or" vem da palavra inglesa orange, "tan" é de tangerina e "ique" surgiu da palavra unique.

O agricultor Marcos Cavallin, de Pelotas, sul do Rio Grande do Sul, tem uma unidade de demonstração implantada pela Embrapa Clima Temperado e pela Emater. São dois hectares, cada um produzindo uma média de 25 toneladas da fruta por ano. “A fruta fornece um suco muito saboroso, consistente e encorpado”, explica.

A casca dela é mais grossa e resistente, mas quanto mais tarde é tirada do pé, mais fácil fica para descascar, o que pode ser feito até com as mãos, como acontece com a tangerina. Quando a fruta não está bem madura, o jeito é descascá-la com a faca, como se faz com a laranja.

A colheita vai até outubro e a fruta pode ser conservada por mais 45 dias com condições controladas de refrigeração. Essa é uma garantia de lucro para o produtor que recebe em torno de 30% a mais pelo quilo da fruta em relação a cultivares tradicionais com os mesmos custos de produção.

A ortanique está sendo produzida em 300 hectares gaúchos. A fruta se adaptou muito bem ao clima do Sul, mas outros seis estados brasileiros também estão produzindo com apoio da Embrapa, que disponibiliza aos agricultores as borbulhas da cultivar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes