Sobre símbolos da Pátria


Hoje,19 de novembro, Dia da Bandeira Brasileira

"Por que o brasileiro não adota as cores da bandeira com orgulho? Arara-do-peito-amarelo é típíca do Brasil e possui cores do País.
No Dia da Bandeira, comemorado hoje, vem à tona discussão sobre o distanciamento da população de símbolos nacionais
Super-Homem, Capitão América, Mulher Maravilha e Homem Aranha. O que esses super-heróis possuem em comum? Todos são criações norte-americanas que vestem as cores da bandeira do seu país e se tornaram mundialmente conhecidos.
E por que, no Brasil, não temos uma referência forte como esta? O verde-amarelo, que já inspirou músicos e poetas de tempos passados, não pulsa - nem nunca pulsou - como uma identidade verdadeiramente brasileira. Como regra geral, as cores da bandeira nacional, símbolo cujo dia se comemora hoje, são abraçadas apenas a cada quatro anos, em época de Copa do Mundo, quando os brasileiros são tomados por um sentimento coletivo que se dissipa pouco depois de o campeão do torneio ser conhecido.
A distância entre o estandarte maior do País e sua população é tamanha que são poucos os que conhecem o verdadeiro significado de suas cores e seu desenho. Ao contrário do que ocorre, por exemplo, nos Estados Unidos, a bandeira nacional não foi capaz nem mesmo de dar força à criação de um herói fictício que alcançasse projeção e se transformasse em uma representação genuinamente brasileira.
“O único herói verde-amarelo mais conhecido, que na verdade é um anti-herói, é o Zé Carioca, uma criação estereotipada do brasileiro (dos estúdios Walt Disney), que representa o malandro”, aponta o antropólogo Cláudio Bertolli Filho, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“O que ocorre é que a bandeira nacional foi criada pelo Estado, que historicamente sempre se manteve afastado da sociedade. E como as pessoas não se sentem parte construtora desse Estado, essa bandeira é algo que, intimamente, não as representam”, analisa o antropólogo."


Fonte:jcnet

Comentários

Eduardo Braga disse…
Com todo respeito mas este antropólogo no meu ponto de vista confunde bastante a postura patriótica do brasileiro, mais despojada, da norte-americana que é histérica. Não leva em consideração as diferenças culturais. O brasileiro não precisa de um "super-herói" fantasiado com roupas apertadas verde-amarelas para se autoafirmar como nação.
walnize carvalho disse…
Opinião dada, assinada,respeitada e publicada...
Abç

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes