Lembrando o poeta


Foto montagem: Walnize Carvalho

Há dois anos atrás (eu residia em Niterói) recebi a triste notícia de que o amigo e poeta Antonio Roberto Fernandes havia partido...

Escrevi esta carta-homenagem, que aqui no nosso blog reproduzo:

Carta ao poeta
Walnize Carvalho

"Liga não, amigo! Deve-lho esta homenagem... Sei o quanto ficava encabulado quando era mencionado como “o poeta fidelense mais campista do Brasil”; e em tantas vezes em que era convidado para participar de mesas acadêmicas como personagem de destaque.
Pareço vê-lo corado, balançando negativamente a cabeça, preferindo ficar lá no fundo da sala e, no meio da imortalidade, ser o mais simples dos mortais.
Lembro com nitidez de suas tiradas bem humoradas no nosso Café Literário (tentei até em um dos fins-de-ano imitá-lo). Usando suspensório reproduzi suas falas: “Não invejo quem tem carro novo, mulher bonita, boa conta bancária, mas diante de uma trova bem feita não resisto...” E outras tantas que captei ao longo de nossa convivência literária.
É isso, amigo! Você era multifacetado: excelente poeta, ótimo intérprete da genuína poesia, bairrista, patriota (nos estimulou a cantar o hino de nossa terra), contador de causos, conhecedor da boa literatura e dono de humor refinado.
Não foram poucas as vezes em que em espaços diversos você mostrou a verve humorística de meu pai (pouca conhecida) na interpretação de umas das esquetes dele feitas para o rádio nos idos de 50, como “Doutor Mata A. Machado”. Sem contar o carinho, o reconhecimento e a amizade que nutria por ele. Inesquecível, ainda, a festa de comemoração de seus 80 anos junto com o lançamento de seu último livro (“Se não me trai a memória”).
E a minha memória não me trai pois estão vivas as lembranças do quanto você alastrou a poesia em cada canto que passou: escolas, livrarias, praças, teatros, cemitérios, quartéis, asilos, templos, bairros, cidades, varandas e quintais...
Mas – nem te conto, poeta – há um silêncio, um nó na garganta, um verso solto no ar...
Quantos são gratos(como eu), pois com seu incentivo afloraram sentimentos e tornaram públicas garatujas literárias no sempre lembrado Café Literário.
Aquiete-se, amigo, pois sabemos que ela, a POESIA, não pode e não deve fenecer.
No cosmos você nos observa como fazia quando nos convocava com vigor e alegria: “Venha! Chega prá cá! O que você trouxe hoje para apresentar aqui prá gente?”
O silêncio. Hoje trouxemos o silêncio. E com ele, a dor e a saudade.
Em breve – esteja certo – encontraremos rima para nossos versos."

Comentários

Lindo texto, Walnize.
Não tive a chance de conhecer o poeta pessoalmente. Mas sempre foram tantos elogios e palavras bonitas que escutei a seu respeito.
E hoje com certeza ele está sendo recebendo este carinho...

beijo grande
Gustavo Rangel disse…
Muito bom Walnize!
Antonio merece!
Com ele a poesia era direta, sem firulas...como gosto!
abs
walnize carvalho disse…
"Meninos"...
Obrigada pelo "carinho" com que escrevo...mas,ele era a definição da Simplicidade!

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes