Semana Nelson Rodrigues começa nesta segunda no Palácio da Cultura


    Por Ruan Barros
    A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial para  homenagear o escritor Nelson Rodrigues, considerado um dos maiores escritores do século XX. As atividades começam nesta segunda-feira (09) e prosseguem até o próximo sábado (14) no Palácio da Cultura e no Teatro Trianon. Nesta segunda (09) e terça-feira (10), os alunos do curso livre de teatro apresentam “A Vida Como Ela É... – Um Exercício Dramático”, que vai contar a vida do jornalista desde a infância.

    Ao todo, são seis esquetes: “Excesso de trabalho”; “A humilhada”; “Noiva para sempre”; “Amor demais”; “Fatalidade” e “O Grande Viúvo”. Na quarta (10) e quinta-feira (11), os atores Edeilson Fernandes e Márcia Terra apresentam o espetáculo de Nelson Radiofônico. Trata-se de uma releitura do texto de Nelson Rodrigues, Feia Demais, reformulado através do formato de radionovela, onde são usados recursos sonoros para remeter o ouvinte/expectador à história retratada no texto. As apresentações acontecerão no Palácio da Cultura, a partir das 19h, com entrada franca.

    Considerado marco inicial do moderno teatro brasileiro, encenado pela primeira vez em 1943, com direção do polonês Ziembinski, o espetáculo “Vestido de Noiva” chega aos palcos campistas para comemorar os 70 anos do texto que fez tremer a plateia do Theatro Municipal, na Cinelândia – Rio de Janeiro. Com direção de Renato Carrera, a peça mais famosa de Nelson Rodrigues vai ser apresentada nos dias 13 e 14 de dezembro, no Teatro Municipal Trianon, às 21h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$10 (meia).

     - Os espetáculos, eventos e festivais fazem parte da política de cultura implementada pela municipalidade, que tem democratizado o acesso à cultura, contemplando todas as correntes estéticas. Estão todos convidados a prestigiar esta programação especial para homenagear este escritor que marcou a literatura brasileira -, disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro

    Segundo o gerente de literatura, Alcir Alves, a programação faz parte do projeto “Centenários”, que já homenageou diversos artistas. Desta vez, é o jornalista Nelson Rodrigues que completou 100 anos em 2012.  Foram homenageados também o sambista Wilson Batista; o “poetinha” Vinícius de Morais e, desde o início do ano, as obras do escritor campista José Cândido de Carvalho estão sendo trabalhadas nas escolas através dos projetos da FCJOL como prévia da 8° Bienal do Livro, que acontecerá em 2014.



    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Carta de despedida de Leila Lopes

    Alzira Vargas: O parque do abandono