Gabeira faz visita surpresa a hospital abandonado no Rio

Do site Terra :

João Pequeno
Direto do Rio de Janeiro

Durante visita ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, zona norte, na manhã desta terça-feira (31), o candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, "driblou" a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado e encontrou leitos improvisados no corredor da emergência e outros vazios em enfermarias cujos pacientes haviam sido encaminhados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A agenda de Gabeira, fechada na segunda-feira (30), previa visita a outro hospital do Estado, o Pedro II, em Santa Cruz, na zona oeste. Em seguida, o aviso de agenda foi retirado e a incursão ao Carlos Chagas não foi avisada. A intenção, segundo o candidato, era evitar situações experimentadas em dois Hospitais Estaduais que já visitara.

No Getúlio Vargas, na Penha, zona norte, há um mês, funcionários denunciaram uma "maquiagem". Eles tiveram que fazer uma arrumação durante a madrugada, reabrindo uma enfermaria que estava fechada há mais de um ano e tirando os pacientes dos corredores. No Albert Schweitzer, em Realengo, zona oeste, há uma semana, seis funcionários da cúpula da Secretaria de Saúde e Defesa Civil - o dobro da equipe do próprio Gabeira - fizeram uma visita 'guiada', constrangendo os funcionários que relatavam situações precárias, como salários abaixo do piso, segundo informou o candidato.

De acordo com Gabeira, caso a visita desta terça-feira (31) fosse avisada, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil poderia ter tempo de fazer uma nova "maquiagem" antes de sua chegada. "Poderiam ser retiradas as macas do corredor, as imagens mais evidentes de superlotação", afirmou o candidato, classificando como "delicada" a situação dos 14 pacientes que, no corredor, esperavam por uma vaga em um dos leitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes