Sociedade Homenagem



O Sociedade hoje homenageia uma das melhores cantoras do Brasil, Maria Bethânia, a "Abelha Rainha" que faz 63 anos neste 18 de junho. Nascida em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, Bethânia teve seu nome foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso, inspirado em uma canção famosa à época, a valsa Maria Betânia, do compositor Capiba, um sucesso na voz de Nélson Gonçalves. Sua estréia profissional foi em 13 de fevereiro de 1965, quando substituiu a Nara Leão no espetáculo Opinião pois a mesma precisou se afastar por problemas de saúde. Nesse mesmo ano, foi contratada pela gravadora RCA, onde gravou o primeiro disco, lançado em junho daquele mesmo ano. O primeiro sucesso foi a canção de protesto Carcará. Foi também a idealizadora do grupo Doces Bárbaros, onde era um dos vocais da banda, que lançou um disco ao vivo homônimo juntamente com os colegas Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Em 1990, Bethânia comemorou 25 anos de carreira com o LP 25 Anos, cujo repertório era essencialmente de canções consagradas de nossa MPB.
Em 2007, foi a maior vencedora do Prêmio Tim, levando para casa os troféus de melhor cantora, melhor disco (Mar de Sophia), melhor projeto gráfico (Pirata) e melhor canção (Beira-mar, do CD Mar de Sophia).
Em 2009, lançou o DVD "Dentro do Mar tem Rio", registro do show ao vivo em Sao Paulo, com direção de Andrucha Waddington.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono