Do baú do Sociedade

Em 26 de agosto de 2011

Da série: Eureka!


Muitos sabem a história da palavra Eureka,mas vale repetir:Eureka é a primeira pessoa do singular do perfeito do indicativo do verbo heuriskein, (εὑρίσκω), que significa "encontrar". Significa, portanto, encontrei. A palavra "Eureka" usa-se hoje em dia como celebração de uma descoberta, um achado ou o fim de uma busca.
A história conta que Arquimedes pronunciou esta palavra após descobrir que o volume de qualquer corpo pode ser calculado medindo o volume de água movida quando o corpo é submergido na água, conhecido como o princípio de Arquimedes. Esta descoberta foi feita quando se encontrava na banheira, pelo que saiu nu para as ruas de Siracusa gritando Eureka!.

Aproveito para (a título de curiosidade)postar algumas descobertas pelo mundo a fora... 

A invenção da calça jeans

Sabe-se que: Levi Strauss nasceu em 1829 na Alemanha e viveu até 1902. Em 1843, Levi Strauss veio para Nova Iorque e em seguida seguiu para Kentucky. Morou cinco anos por lá no rancho de seu tio, Daniel Goldman, e aprendeu a cultura americana. Em 1853 mudou-se para São Francisco, onde a corrida do ouro ainda fervia. Levi, junto com seu irmão David Stern, abriu uma loja chamada Levi Strauss & Co. A história diz que Levi ouvia reclamações dos mineradores de que as roupas usadas por eles eram muito fracas e rasgavam facilmente, e Levi teve a idéia de criar uma roupa muito resistente e que permitisse que os mineradores trabalhassem sem se preocupar. O tecido que ele usou era muito forte e não rasgava de jeito nenhum.
O tecido usado neste primeiro tipo de roupa se esgotou rapidamente devido à demanda e Levi passou a usar um outro tipo de tecido chamado serge, que era fabricado na cidade de Nimes na França. O nome original (serge de nimes) foi abreviado para denim e é usado até os dias de hoje.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, 'jeans' não é o nome do tecido. Denim é o nome oficial do tecido usado para criar as 'calças jeans'.

Fonte:.yahoo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono