Na TV Brasil



Estão sendo exibidos na programação da TV Brasil desde o dia 21/04 deste, no horário das 24 horas, os 16 documentários premiados na segunda edição do "Edital de apoio à produção de documentários etnográficos sobre o patrimônio cultural imaterial brasileiro" (EtnoDoc II).

Está programado para o próximo dia 28/04:

Hoje tem alegria

Autoria e direção – Fábio Meira
produção de Maya Da-Rin

"Acompanha o cotidiano de três circos no norte e nordeste do Brasil, tomando como eixo três personagens míticos da tradição circense brasileira: os pernambucanos Índia Morena e o mágico Alakasan e o amapaense Ruy Raiol. Este documentário foi filmado nos meses de julho e agosto do ano passado, na Ilha de Marajó, no Pará; e nas cidades de Arcoverde, Limoeiro e Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco.

O documentário, que não conta com entrevistas, nem depoimentos, apresenta em suas cenas algumas cartelas com frases que, juntas, criam uma única voz, retratando o cotidiano de circos do norte e nordeste do Brasil. Longe dos grandes centros, esses seres errantes e apaixonados por sua arte lutam para manter firme a tradição do maior espetáculo da Terra.

Após ter visitado mais de 50 circos em sete estados, o diretor selecionou quatro deles que traçam um retrato dessa cultura. Participam do filme personagens míticos da cultura circense brasileira, como o mágico Alakazam e a ex-contorcionista Índia Morena, tombada patrimônio vivo do estado de Pernambuco.

O filme ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Internacional “É tudo verdade".

Do: www.tvbrasil.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes