Saída do forno


Internet já é maior canal de transações bancárias

Do:FOLHA.com

Opção em quase 25% das transações bancárias, o internet banking se tornou o principal canal para os bancos, segundo pesquisa divulgada ontem pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
O meio passou inclusive os lançamentos efetuados automaticamente por sistema (cobranças de taxas e impostos).
Como consequência pela mudança na preferência do consumidor, diminuiu a procura por alguns serviços feitos somente em agências, como a compensação de cheques, que caiu 10% em 2011.
O gosto do brasileiro pela internet não ocorreu por falta de investimento na abertura de novas agências. Em 2011, o número de agências cresceu 7,5%, chegando a 21,3 mil no Brasil.
Isso elevou a densidade de agências para níveis de países desenvolvidos. São 9 a cada 10 mil habitantes --na União Europeia é de 9,9; nos EUA, de 13,8.

A internet acabou de se tornar o principal canal e a Febraban já projeta uma nova mudança. O mobile banking deve se difundir conforme a venda de smartphones, que crescerá 73%, segundo estimativa da consultoria em tecnologia IDC.
Hoje, apenas 3% das contas-correntes acessam serviços bancários por tablets e smartphones. Mas, nos próximos cinco anos, o número deve quase igualar-se ao internet banking. Em 2017, serão 60 milhões de contas no internet banking e 40 milhões no mobile --se houver maior convergência digital, serão 50 milhões.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes