Perseguição da ditadura ao irmão quase encerra carreira de Zico

Do jornalista Evandro Éboli, em "O Globo".

"A intromissão do regime militar no futebol não se restringiu à exploração ufanista do desempenho da seleção tricampeã na Copa de 70. Durante a ditadura, até mesmo jogador de futebol era perseguido pelos agentes da repressão.

Foi o caso de Fernando Antunes Coimbra - um dos irmãos de Zico -, que teve sua carreira de atleta interrompida de forma prematura, no início da década de 1970, por ser considerado comunista. Nando, como é conhecido, foi o primeiro ex-jogador de futebol a ser anistiado pelo governo e indenizado.

O rótulo de "subversivo" não interferiu apenas na carreira de Nando, mas também na de seus irmãos. Segundo a família, Edu deixou de ser convocado para a seleção de 70 por ser irmão de um perseguido político. E Zico, pela mesma razão, foi esquecido da seleção olímpica que foi a Munique (Alemanha), em 1972, e que ajudou a classificar no Pré-Olímpico de 1971, na Colômbia. Sua não convocação quase o fez abandonar o futebol.

A carreira de Nando no futebol durou menos de seis anos, entre 1966 e 1972. Ele saltava de um clube para outro após intervenção de agentes do governo e era excluído dos times sem qualquer explicação dos dirigentes. Nando começou no juvenil do Fluminense e, como profissional, atuou no Santos (do Espírito Santo), América (RJ), Madureira, Ceará, Belenenses e Gil Vicente. Esses dois últimos, clubes de Portugal.

O jogador foi perseguido até mesmo no exterior. Quando se transferiu para o Belenenses, em 1968, foi procurado e interrogado em um hotel de Lisboa por dois agentes da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), do ditador Salazar. Preferiu voltar ao Brasil sem ter feito uma partida sequer pelo time.

- Tinha 22 anos e chegaram dois caras de terno, sabendo tudo da minha vida. Fiquei desesperado, chorei um monte e consegui voltar para o Brasil - contou Nando."

Comentários

Anônimo disse…
Lamentável! Porém, é uma pena que Zico e Edu nunca tenham se posicionado. Ambos não falam nada a respeito dessa atitude(mais uma) absurda da ditadura militar de 64.
Celso Vaz disse…
Zico relatou que só ficou sabendo disso anos depois. Na época a família resolveu resguardá-lo, já que ele iniciava a carreira.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes