Família na Copa

                Eisbein
Com o nome em alemão, poucas pessoas sabem que o Eisbein não é nada além do Joelho de Porco, que pode ser servido frito ou assado. É feito com diversas especiarias, e costuma vir acompanhado de chucrute. 

Walnize Carvalho
             
              A senhora acordou cedo.
              Enquanto regava as plantinhas no quintal ouviu uma buzina em frente à casa.
         Foi até lá. Era um dos filhos que, de forma apressada, lhe entregou uma sacola e falou: - Mãe! Prepara esta costela com aipim daquele jeito especial, que só você sabe fazer! E seguiu, cantando pneus...
         A mãe entrou e antes mesmo de começar os afazeres domésticos teve o cuidado de pendurar na varanda a bandeira do Brasil (recomendação de um dos filhos, para dar sorte!)...
       Horas mais tarde, já quase no início do jogo, filhos, noras e netos chegaram.Todos uniformizados,como se fossem entrar em campo.
    O filho mais velho entregou à mãe  uma camisa verde e amarela que ela, desajeitada, vestiu por cima do vestido.
     Início do jogo.
       Ao toque do Hino Nacional postou-se no canto da sala  e com mão no peito entoou  os versos, emocionada.
       Retirou-se para ver a panela no fogo enquanto netos se aproximavam pedindo pipocas.
       Vez por outra, vinha espiar e assistir a manifestação dos filhos. Gritos e até xingamentos,estes a faziam benzer-se em silenciosa reprovação.
      Ficava por ali. Dos jogadores não sabia os nomes, a posição em que jogavam...
     Assumidamente, nada entendia de futebol, mas gostava de ver a família reunida e balbuciava preces para que o Brasil ganhasse, para que a felicidade reinasse.
       Fim do jogo. Chamou a turma para a mesa.  Um dos filhos comeu de forma apressada, enquanto o outro convocou a mulher e os meninos para se adiantarem, pois iriam festejar com os amigos no bar.
     Caminharam para a porta e na despedida, o filho mais novo falou: - Na terça-feira, mãe ,trago joelho de porco para a senhora preparar!
Ela, pensativa se indagou:- será que é pra dar sorte?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes