Dicas pós carnaval


Bebeu demais? Saiba o que ajuda na ressaca
Do:Ig
 
Mesmo com náuseas, é preciso comer alguma coisa, orientam nutricionistas.
Veja mais dicas:
Quem errou a mão no álcool e está sofrendo com a ressaca precisa, antes de tudo, descansar. Repousar depois de beber é altamente recomendado, pois o fígado – e o resto do corpo – precisa de um tempo para processar e eliminar o álcool da corrente sanguínea.
 Quem fica de molho no dia seguinte à bebedeira, no entanto, pode incorrer num erro perigoso: o jejum.
“Mesmo que o estômago não esteja muito bem, é importante comer alguma coisa.
Quem jejua pode ter hipoglicemia e esse quadro pode gerar tonturas, tremores e até desmaios”, explica a nutricionista Erika Almeida, da consultoria Vital&Nutri .
Para não ficar com o estômago vazio, a nutricionista Natália Colombo sugere priorizar alimentos leves, como carnes magras grelhadas, verduras e frutas.
 Uma sopa de legumes com folhas verde-escuras também é boa opção, pois esses vegetais são ricos em fibras e vitaminas que o corpo vai precisar para se recompor.
Não dá para esquecer a hidratação. O corpo precisa repor líquidos.
Vale água, suco, isotônico, enfim, qualquer líquido que não contenha álcool – a ideia de que para curar a ressaca é bom seguir bebendo é um mito.
Recorrer a chás – eles podem ser tomados frios – também pode ajudar.
 O chá de dente-de-leão , ensina Natália, estimula a eliminação de toxinas pelo fígado e o de hortelã tem ação digestiva.
“Gengibre é muito bom para a náusea da ressaca. Quem estiver enjoado pode tentar misturar na água com uma rodela de gengibre e folhas de hortelã. A mistura hidrata e ainda ajuda no enjoo.”
A nutricionista e gastrônoma Felisbela Pino dá outra dica interessante: morder e mastigar uma fruta, em vez de comê-la picada ou batida. “Maçã é uma boa opção. Morder e mastigar estimula o organismo. Assim, o trato digestório se movimenta mais e ajuda o corpo a trabalhar para eliminar os excessos.”
Outras dicas que podem ajudar:
- Soluções ricas em eletrólitos, como isotônicos, caldos e sopas, são boas opções para substituir o sal e o potássio perdidos na bebedeira
- A ressaca geralmente desaparece em 24 horas, mas tenha em mente que os efeitos duradouros do álcool podem reduzir a performance em qualquer atividade no dia seguinte
- Evite tomar qualquer medicação para ressaca que contenha paracetamol.
Combinado com álcool, essa substância pode causar danos ao fígado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Imagens antigas e informações sobre outras enchentes em Campos