Para quem não gosta de Natal...

Bruno, Léo e Neto (ainda magro) em 1991.

Família reunida em Cabo Frio (faltando Adriana) em 1980.

Com certeza não sou a única pessoa a não gostar muito dessa época do ano. Mas pelo que converso com as pessoas do meu círculo, faço parte de uma minoria. O que também não é novidade para mim, pois há muito tempo é assim. O primeiro voto de minha vida foi em 89, quando escolhi Roberto Freire para presidente. Não me xinguem!! O cara na época era bem diferente desse senhor retrógrado de hoje. Nos anos que se seguiram, continuei com a minoria, pois meus candidatos quase nunca ganharam, o que não deixa de ser um alento ao vermos o que os eleitos andaram fazendo. Adoro Jorge Vercilo, que é para muitos uma imitação barata de Djavan- a quem também adoro, mas este tem uma legião de fãs espalhados mundo afora. E por fim, sou botafoguense. É....botafoguense apaixonado, e que nos últimos anos teve que aguentar ser sacaneado pelos amigos torcedores do time da gávea pelos mais variados motivos. O problema é que eles mais uma vez fazem parte da tal maioria. E eu não. O que, é bom ressaltar, em momento algum, me tira o orgulho e a alegria de ser alvinegro.
Como vocês perceberam neste primeiro parágrafo, nem sempre é ruim ser minoria. Tenho certeza de que alguns que lêem este texto se identificam comigo. Mas, particularmente, de alguns anos pra cá, quando o Natal se aproxima, me sinto um peixe fora d’água. Sei muito bem a importância da data, até porque fui criado na doutrina espírita, e uma data como o nascimento de Cristo há de ser comemorada, mas acima de tudo, refletida. As crianças de hoje dão mais importância ao Papai Noel do que a Jesus. Por que será??
Mas voltando às minhas reminiscências, durante anos e anos de minha infância, quando morávamos em Cabo Frio, minha família vinha de toda parte do Brasil para reunir-se no Natal. Putz!! Era uma festa!! A expectativa em torno da chegada dos primos, primas, tios e tias vindos de Recife, São Roque, Niterói, Rio, fora os primos-irmãos aqui de Campos. Sendo de uma família onde o teatro sempre foi uma paixão, eram comum as encenações na família Peixoto. Já fui Pedrinho, do Sítio do Picapau Amarelo, o burro nos Saltimbancos, e-pasmem!- até mesmo Jesus!! E olha que fui o único que não se aventurou nos palcos, anos depois, embora a escolha profissional, me faça em alguns momentos ter que ser artista. Enfim, foram fins de anos maravilhosos e que até hoje estão guardados na mente e no coração.
Acho que no trecho acima me fiz entender que algo aconteceu para que eu mudasse minha opinião. Sim, é verdade. Basicamente, a partir do dia 16 de dezembro de 2001, quando meu irmão Léo fez a sacanagem de ir embora antes da hora. Antes da hora?? Muitos vão dizer que tudo tem sua hora, o seu destino era esse, e outras frases parecidas... Pois é. Mesmo sendo espírita, e acreditando fielmente em tudo que me foi ensinado nesses 37 anos, ainda é complicado. Tentei melhorar meu astral nos últimos 8 anos, mas depois de Léo, três tias também se foram, sendo duas delas, próximas ao Natal. E aí, fica difícil esboçar alegria e sorrisos.
Porém , neste ano fiz um trato comigo para tentar mudar meu astral. Depois de muito tempo, acho que não teremos que nos dividir em ambientes de hospitais, portas de laboratório para pegar exames, cujos resultados eram quase sempre ruins ou receber telefonemas desejando muita força nesses momentos difíceis. Minha mãe, a mulher mais guerreira e amorosa que conheço, pelo menos ela, merece um fim de ano diferente!! E já que ela adora Natal e tudo que essa data traz de bom, voltarei ao meu tempo de criança/adolescente e estarei em festa pela oportunidade que Deus me dá de passar mais uma vez o Natal junto de meus pais, meu irmão, meus sobrinhos-filhos, minha namorada e seus familiares, já tão especiais para mim.
Se você, por algum motivo, não gosta dessa época, pense nas pessoas que passaram e que ainda estão na sua vida. Lembre do verdadeiro espírito natalino, que é o nascimento de Jesus, e não nessa coisa consumista que a cada ano fica mais forte. Agradeça a Deus por suas vitórias e derrotas, a oportunidade de servir ao próximo, da forma que for, e, por fim, valorize muito cada momento que passa ao lado de seus amados! Hoje vi uma linda reportagem no "Bom dia Brasil" sobre crianças com câncer que são tratadas em São Paulo, e por isso ficavam longe de casa e de boa parte de sua família. O sofrimento está cada vez maior no mundo, e são necessários alguns momentos de parada e reflexão. Não se sabe o dia do amanhã...
Por fim, quero deixar meu abraço aos amigos do Sociedade Blog que nos aguentam há quase 1 ano, e desejar um Natal cheio de luz, paz e harmonia!!

Comentários

Leandro disse…
É isso aí, Neto!!!
Nada de baixo astral, até porque Léo não gostava nada disso.
abração
Anônimo disse…
Tb vi esta reportahem hoje. Emocionante!!! E mesmo que a saudade permaneça, Natal é tempo de harmonia e união entre familiares. E também o perdão. Foi isso que Cristo nos passou.
Feliz Natal!!!
ô! Neto.Que palavras!

Eu também já me vesti de burrinho!(rsrs). TambémnNa festa de aniversário de meu neto...J:)

Natal em minha infância era algo antes durante e depois.

Mas um dia aprendi muitas coisas e ainda estou aprendendo.

Hoje Natal para mim é uma data que pensávamos que era.

Aprendi também que Jesus nos avisou que era para lembrar da morte dEle. Vivemos um tempo Neto, onde muitos que se dizem cristãos, vão apostatar e abandonar Jesus.A Ceia foi o aviso que Deus nos deu para não o trairmos.

Estas festas de fim de ano, acaba juntando gente, e "gente junto" é coisa mais linda!
Que o Senhor Jesus abençoe sua vida.
Boas Festas para você.
Sérgio Provisano disse…
Eu também, caro Neto, não me ligo muito no Natal, por razões até bem parecidas com as suas. Aliás, pelo menos duas são as mesmas, a passagem de Lalá e de Léo. Mas, como bem ressaltastes, existe o fator Alcione, guerreira e de altíssimo astral, contagiante.

Então, amigo, revejo minhas convicções e desejo para todos que amamos e, em especial para você, um Natal de muita luz e um Ano Novo melhor ainda.

Forte abraço!
Que seu coração seja acariciado por Jesus nesta lacuna que seus queridos deixaram.

Tudibom... e olha ...
esses salgadinhos que não são fritos e sim assados, são bem apetitosos e mais sadios. Gostei disso.
Imagine!Nesta festa em que fui o burrinho, no final da festa, eu estava na porta do club esperando as pessoas virem me buscar. Já era de madrugada. Estava chovendo e eu estava na porta do club quase dormindo. Deveria estar com a cabeça inclinada. Chegou um casal tomou um susto. Eu também tomei. E conversava com eles, debaixo daquela roupagem... Loucura.
kkkkk Quando me lembro do nossos sustos...
Neto faz cada uma, né?
meu netinho David, apronta hein? Quis a vovó de jumentinho...
Boas festas para você e sua família.
Em tempo: "Estas festas de fim de ano, "ACABAM...".

Desculpa a falha técnica! Tõin!
Anônimo disse…
Tb me lembro de meu pai no Natal. Ele se vestia de Papai Noel quando éramos pequenos e sempre era uma festa!!
Obrigado por lembrar desses tempos e por me fazer refletir no real espírito natalino, pois como se fez entender, as coisas andam mudadas.
Feliz Natal!!!
PEV disse…
Natal é tempo da família, meu caro, esteja onde estiver, mesmo que seja unidos pela oração. Como todo aniversário, é o dia de Jesus. e é nisso que devemos pensar: que Jesus nasceu e que devemos mantê-lo vivo em nossos corações e atitudes.

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes