Uma em cada três pessoas vive em casas sem árvores por perto

O País sofre com a carência de áreas verdes

Do: Estado de S.Paulo

Um em cada três brasileiros vive em moradias sem uma árvore sequer no entorno. São 50,5 milhões de pessoas (33% do total) em 14,9 milhões de domicílios (32%). Na Região Norte, o índice chega a 63,3% - a melhor cobertura está no Sudeste (26,5%).
Associada à pouca área verde, a precariedade na drenagem de água da chuva aumenta as chances de enchentes nas cidades. Quase seis em cada dez residências (58,5%) estão em quarteirões sem bueiros ou bocas de lobo (a pesquisa não analisou a qualidade de cada um).
De dez itens analisados nos domicílios pelo IBGE, quatro referem-se ao meio ambiente (arborização, bueiros ou bocas de lobo, esgoto a céu aberto e lixo acumulado) e seis à circulação (iluminação, pavimentação, calçada, meio-fio, rampa para cadeirante e placas de identificação).
A carência é acentuada em domicílios pobres. Nas moradias com renda per capita mensal de até um quarto do salário mínimo (R$ 127,50, no período da pesquisa), 43,2% não têm árvores no entorno. O índice cai quase à metade (21,5%) nas residências de renda de mais de dois salários mínimos (R$ 1,02 mil) por pessoa.

Em plena Floresta Amazônica, Manaus (AM) tem o segundo mais baixo índice de arborização - fica atrás apenas de Belém (PA) - entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Apenas um quarto (25,1%) das moradias tem ao menos uma árvore no entorno e 20% ficam diante de esgoto a céu aberto. No outro extremo, Goiânia (GO) mostra a melhor infraestrutura e as melhores condições ambientais, com altas taxas de arborização e baixos índices de esgoto a céu aberto e lixo acumulado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes