Órfãos do Brasil


Matéria no Portal Comunique-se relembra que a equipe do jornal Diário Catarinense realizou uma série especial sobre o tráfico de bebês na década de 1980. A reportagem 'Órfãos do Brasilapresenta o drama de 12 brasileiros que foram vendidos como mercadoria  para outros países. A repórter Mônica Foltran viajou até Israel para colher a história dos jovens.
Um dos maiores escândalos do país, conhecido na época como tráfico de bebês, o caso foi, à época, manchete de diversos impressos como Folha de S. Paulo, revista Veja e o próprio diário. Os jornalísticos registraram que especialmente crianças catarinenses e paranaenses, em um volume estimado de 3 mil por ano, foram exportadas entre 1985 e 1988. 
O especial traz entrevistas com os jovens e familiares, fotografias de arquivo pessoal, documentos que mostram os detalhes das vendas, notícias divulgadas na época, a rota do tráfico, e um mapa para ilustrar o caso. Os depoimentos relatam o trauma dos brasileiros abandonados, as feridas acumuladas, histórias que se cruzam e o reencontro de alguns personagens com suas mães biológicas.
Vale a conferida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes