Sociedade Saúde





Agentes infecciosos causam cerca de dois milhões de novos casos de câncer por ano em todo o mundo. Desses, 80% ocorrem em regiões menos desenvolvidas, segundo novas estimativas publicadas na versão on-line da revista "Lancet Oncology". Das 7,5 milhões de mortes por câncer no mundo em 2008, estima-se que 1,5 milhão aconteceram devido a infecções que poderiam ter sido evitadas.

— Infecções por certos vírus, bactérias e parasitas são as maiores causas de câncer no mundo. A aplicação de métodos de prevenção de saúde pública, como vacinação, poderiam ter efeito na futura carga de câncer — explicam os coordenadores do estudo, Catherine de Martel e Martyn Plummer, da Agência Internacional de Pesquisa de Câncer, na França.

Neste estudo, eles usaram dados de várias fontes, incluindo estatísticas GLOBOCAN sobre estimativas de incidência de 27 tipos de câncer em 184 países, e calcularam que cerca de 16% de todos os cânceres em todo o mundo em 2008 tiveram relação com infecção, sendo uma proporção três vezes maior em países em desenvolvimento.

A fração de casos de câncer relacionados varia entre as regiões, de 3,3% na Austrália e Nova Zelândia a 32,7% na África subsaariana.

— Muitos cânceres relacionados a infecções poderiam ter sido evitados, principalmente aqueles associados ao papilomavírus humano (HPV), Helicobacter pylori, e hepatite B (HBV) e vírus C (HCV) —, dizem os autores, acrescentando que estas quatro infecções principais são responsáveis por cerca de 1,9 milhão de casos, a maioria gástricos, de fígado e cervical.

Fonte: O Globo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono