Morte de uma pessoa próxima aumenta em até 21 vezes o risco de um infarto

A morte de uma pessoa próxima eleva em até 21 vezes o risco de sofrer um infarto.  É o que revela um novo estudo publicado na revista Journal of the American Heart Association.
Pesquisadores americanos analisaram 2.000 pacientes que sofreram ataques cardíacos entre 1989 e 1994 e questionaram se haviam perdido alguém próximo durante o período e qual era a importância da pessoa para elas.


Os cientistas compararam as informações e apontaram que o risco de alguém sofrer um ataque cardíaco no dia em que recebeu a notícia da morte de alguém próximo é 21 vezes maior.
Os pacientes que já apresentavam risco elevado de sofrer um infarto tinham quatro vezes mais chances de morrer em comparação aos que não tinham nenhum risco.
Segundo a publicação, apenas depois de um mês os riscos de ter um ataque cardíaco eram menores.

Luto
O psicológico também contribui para que o risco de ter um infarto aumente. De acordo com o estudo, o estresse causado pelo luto aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e altera a coagulação do sangue, aumentando as chances de um ataque cardíaco.
Além disso, depois da perda de uma pessoa próxima, a pessoa perde o sono e o apetite e compromete o sistema imunológico, o que pode resultar no aparecimento de outras doenças.
Para a autora do estudo, Elizabeth Mostofsky, as pessoas que estão de luto também costumam negligenciar da saúde e eventualmente até param de tomar certos medicamentos, como os usados para previnir doenças cardíacas.
“A família e os amigos precisam apoiar e ajudar a prevenir certos incidentes que podem acontecer durante esse período difícil”, explica ela.

Fonte: UOL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono