Italva e Pádua decretam estado de emergência

 Foto da cidade de Laje do Muriaé-


Do site do jornal O Dia:

Os moradores da região Noroeste do Rio estão passando por momentos de apreensão após o transbordamento no Rio Muriaé nesta terça-feira. Cidades como Italva e Santo Antônio de Pádua decretaram estado de emergência por causa das fortes chuvas que atinge incessantemente estas localidades. 
O prefeito de Italva, Joelson Soares, revelou que foi montado um quartel general foi montado na Defesa Civil do município. Segundo ele, o objetivo era montar uma equipe para prevenir os danos provocados pela chuva, mas a intensidade da precipitação ininterrupta obrigou a Prefeitura a decretar estado de emergência.

"A situação é muito preocupante e a tendência é piorar. Nas cabeceiras do Rio Muriaé já podem ser notadas trombas d'água. O transbordamento ainda não afetou diretamente nossa cidade, que fica longe do Rio, mas estamos vivendo nesta expectativa", lamentou o prefeito.

Drama em Italva e Laje do Muriaé
O prefeito explicou que a Cedae mantém uma base muito próxima ao rio e toda vez que há transbordamentos, o sistema precisa ser desativado. "A Cedae não tem compromisso com a nossa cidade. Já pedimos várias vezes para que esta situação fosse revista".
Segundo o chefe do executivo, caso a situação não melhore, será necessário declarar estado de calamidade. Até o momento, 250 pessoas estão desalojadas e 10 estão desabrigadas. Segundo Soares, ainda não há informações sobre feridos ou mortos por causa da enchente que atinge a cidade.
O município de Laje do Muriaé, também no Noroeste, registrou a primeira morte de um morador em decorrência da cheia do Rio Muriaé, que corta a cidade. Valter Abreu de Andrade, de 55 anos, morreu em decorrência de uma queda quando tentava resgatar alguns pertences de sua residência. De acordo com a Prefeitura da cidade, a casa estava inundada e e a vítima escorregou, caiu e bateu a cabeça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono