Possibilidade de aliança entre Freixo e Gabeira cresce no Rio

Neste final de semana, o PSOL se reuniu em São Paulo para o seu 3º Congresso Nacional. Um dos principais temas abordados na reunião foram as alianças do partido nas eleições municipais de 2012. Defensores de um PSOL mais "puro" queriam barrar a união do partido com outras legendas além dos tradicionais aliados, que são o PSTU e o PCB. Algumas resoluções sugeridas no Congresso visava impedir alianças fora desse eixo. Uma delas era a do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) com o ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV), que ensaiam uma união para enfrentar a Eduardo Paes (PMDB).

Decisão na mão do diretório nacional

O que ficou aprovado no Congresso Nacional é que o diretório nacional analisará caso a caso as propostas de aliança nos municípios. Caberá apenas a ele decidir pela aprovação ou não das uniões. A preocupação era manter o PSOL vivo nas eleições nas cidades onde ele têm reais chances de vitória, que são Rio de Janeiro, Belém e Macapá.

Todos querem o verde

Gabeira, que já informou que não será candidato à Prefeitura em 2012, é a principal vedete do período pré-eleitoral. A fama é graças ao seu bom desempenho nas urnas em 2008, quando enfrentou Eduardo Paes e perdeu por uma margem mínima no segundo turno. Hoje, Rodrigo Maia (DEM), Freixo e o próprio Eduardo Paes disputam seu apoio.


Informações do jornalista Jorge Lourenço da coluna Informe JB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes