Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho pesquisa o Hipódromo Linneo de Paula Machado

Recebemos do leitor Cristiano Pluhar e-mail solicitando divulgação:


No intuito de resgatar e preservar a memória campista, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, através da bolsista Alba Vieira e do pesquisador Cristiano Pluhar, pesquisa atualmente, a bela História do Hipódromo Linneo de Paula Machado.

Em Maio do presente ano, após leilão federal, amplamente divulgado pela imprensa local, a sede social e o Hipódromo Linneo de Paula Machado foram adquiridos por empresários do setor imobiliário.

O projeto trata, inicialmente, da importância do cavalo à cultura e economia local, mencionado documentalmente pela primeira vez no ano de 1545, em carta de Pero de Góis da Silveira, Donatário da Capitania de São Thomé, passando pelos Sete Capitães, as Cavalhadas, Manoel Martinz do Couto Reys, na figura de Benta Pereira, adentrando o século XIX, onde inicia o processo de criação de diversos prados até o século XX onde, no ano de 1938, a ideia da criação de um Hipódromo se oficializa, tendo sede estabelecida em 1957.

A lida valorizará a metodologia da História Oral, dando vozes aos integrantes que participaram da vida do Hipódromo. Apostadores, criadores de cavalos e antigos trabalhadores, inclusive jockeys, integram o trabalho que, em 2012, comporá um livro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono