TAMPAS DE BUEIROS NO JAPÃO

Tampas de bueiros no Japão, não explodem; são verdadeiras obras de arte.

(As do Rio, além de explodirem também são roubadas pelos vândalos).












Flores, dragões, samurais… Quem diria, os ícones da cultura nipônica acabaram na sarjeta. Eu explico: é que as tampas dos bueiros são usadas como “telas” lá no Japão. Elas são decoradas com desenhos artísticos para contar histórias de mitos, lendas; expressar hábitos da cultura japonesa e colorir o cenário de concreto das cidades.
Os motivos variam de região para região. Cidades e alguns distritos têm seus desenhos próprios. As criações são incentivadas pelas autoridades locais.
No Japão, a arte deixou de estar apenas nos museus e passou para as ruas há muito tempo... Os primeiros bueiros decorados surgiram na década de 1950, como forma de democratização do espaço público. Mas foi na década de 80 que a tendência virou uma mania nacional.


(A tradição das artes em bueiros também está documentada no livro Drainspotting, do fotógrafo Remo Camerot, lançado em 2010.)

Comentários

Claudio Kezen disse…
Para quem não se lembra, no antigo e lindíssimo Jardim de Alá, que ia do Mercado Municipal até a Alberto Torres existiam lindas molduras ou rosáceas de bronze em volta das árvores das duas calçadas que delimitavam o jardim. Eram verdadeiras obras de arte. Eu, quando criança brinquei muito entre as alamedas e pequenas pontes sobre lagos com peixes e aves como patos e marrecos. Com os anos, aquele belo equipamento urbano foi sendo abandonado, entramos na era dos assaltos, e da falta de segurança da qual nunca saímos e pelo visto nunca saíremos, e tudo foi roubado. E por fim, o benemérito oficial da cidade e sua trupe ensandecida, Vossa Excelência Imperial Garotinho I e único ali instalou aquele hediondo "parque Alberto Sampaio". Hoje, a qualidade do espaço público, um termômetro de civilidade em qualquer parte é tenebroso aqui em Campos e no Brasil em geral.
walnize carvalho disse…
Lembrança feliz,Cláudio!

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono