Sem surpresas...

Saber o final antes torna a história melhor, diz estudo

Contar o final de um livro para uma pessoa que ainda não o leu sempre foi considerado, no mínimo, uma indelicadeza. Descrever as reviravoltas e as surpresas de um filme ou um livro é o equivalente a estragar a história, mas psicólogos da universidade de San Diego, nos Estados Unidos, dizem que, ao contrário do senso comum, as pessoas apreciam mais uma história quando já sabem o desfecho. As informações foram publicadas pela universidade e estarão na próxima edição do jornal Psychological Science.

A pesquisa foi realizada com contos de escritores consagrados como Tchekov, John Upidke e Agatha Christie. Os coordenadores do estudo distribuíram três versões de cada conto: uma normal, uma com um "spoiler" anexo(termo em inglês que se refere a contar o final antes do relato) e uma versão com o mesmo "spoiler" dentro do texto, como se fosse parte dele. Cada versão foi lida por 30 pessoas que depois avaliaram o quanto gostaram de cada um dos 12 contos.

O resultado mostrou que as versões com o final previamente anunciado foram as preferidas entre os leitores. Aquelas com o "spoiler" anexo foram as melhores cotadas, seguidas das que possuíam o "spoiler" integrado ao texto e, por último, ficaram as versões originais. Os pesquisadores disseram não saber, entretanto, porque isso aconteceu.

Nicholas Christenfeld, um dos coordenadores do estudo, professor do departamento de psicologia da universidade, disse que os dados mostram que a literatura depende mais de um texto bem escrito do que uma boa trama. Já Jonathan Leavitt, co-autor da pesquisa, acredita que saber o final com antecedência torna mais "fácil" se relacionar e interpretar a história.
http://noticias.terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes