Para quem não viu...

Deu no JN:


Italianos pagam impostos até por sombra projetada no chão

No país, paga-se pelo menos 30 impostos por dia. Muitos deles surpreendentes como a taxa de ocupação de solo público cobrada pela sombra de toldos e bandeiras.
A taxa da solidariedade é mais uma criação italiana para arrecadar dinheiro de cidadãos e de empresas, mas a lista de impostos no país é longa e surpreendente.

Quem vive em um prédio com degraus que dão para a rua, paga imposto para subir e descer. A Itália é a terceira nação do mundo, depois dos países escandinavos, que mais cobra taxas dos seus cidadãos.
Os italianos pagam pelo menos 30 impostos por dia. Até sobre a sombra projetada por um toldo ou por uma bandeira, as autoridades consideram ocupação do solo público. Para expor uma placa, depende do que está escrito nela.
Não é outra língua e não estamos em outro país. Para economizar, o dono de uma casa de ferramentas pôs as letras da placa ao contrário. Como ninguém é capaz de ler o que está escrito, o imposto sobre o letreiro não pode ser cobrado.
Na Itália, existem mais de quatro mil impostos. Alguns difíceis de acreditar, como o da Guerra da Abissínia, o antigo reino da Etiópia, com quem a Itália entrou em conflito em 1895. Até hoje os italianos pagam uma taxa sobre a gasolina, para cobrir os gastos com uma guerra que acabou definitivamente, em 1935.
A confederação das pequenas e médias empresas italianas listou o que considera os 100 impostos mais escandalosos do país. Alguns até medievais.
O especialista em fisco conta que morrer sai muito caro: taxa para a manutenção do cemitério, para o atestado de óbito, três impostos para o funeral, mais um para a cremação e outro para a dispersão das cinzas. Os endividados não têm alívio: existe o imposto sobre dívidas e hipotecas.
O presidente da federação dos consumidores, Rosário Trefiletti, diz que de janeiro a julho os italianos trabalham para encher os cofres do governo. Desde janeiro, os turistas têm que desembolsar de um a cinco euros por noite para dormir em um hotel da bela península.

Transcrito do:g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes