Relatos sobre o terremoto no Japão



####"Foi apavorante." Assim o surfista brasileiro Luis Fernando Pedroso descreveu a sensação que teve ao ver da varanda do hotel onde está hospedado, no Havaí, o mar de repente desaparecer para a formação de tsunami na região. De férias no arquipélago do Pacífico com mais quatro brasileiros, Pedroso disse que, apesar do susto, não houve destruição no local.
A onda chegou no meio da madrugada. Os hóspedes eu foram alertados a subir para o terceiro e quarto andar do hotel.
"O que mais impressionou foi a praia em frente ao hotal o mar ter secado, sumido e de repente ter entrado uma onda voltando o mar. Neste momento em que a onda recuou deu um pavor porque a gente não sabia o que viria. A onda entrou com força, cobriu toda a areia, mas aqui não houve destruição.", descreveu.

####“Vi tudo cair, as coisas das lojas, parte do teto. Foi um desespero até encontrarmos a saída de emergência”, disse Marli Mariko Abematsu, 38. A paulista de Praia Grande estava com amigas e as três filhas num shopping center na cidade de Ota (Gunma), no momento em que um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu o Japão nesta sexta-feira. "Logo pensei, vamos morrer todas juntas.”
Há 22 anos no Japão, Marli já passou por outros terremotos, mas nenhum a assustou tanto quanto o desta sexta. “Já passei pelo terremoto de Niigata em 2004, que também foi bem forte, mas acho que não foi a metade do que foi o de hoje”, lembra ela. Assim que saiu do shopping, ela, as filhas e a amiga foram até o estacionamento de uma escola brasileira que está servindo de abrigo aos brasileiros que vivem naquela região. “Ainda não fui para casa, mas minha irmã já passou lá e encontrou as portas e janelas abertas por causa dos tremores.”
Aos amigos e familiares que estão no Brasil, Marli deixa o recado: “Foi um susto, mas estão todos bem”, diz. “Agora é preciso estarmos unidos. Acho que se não fossem os amigos, não sei se iria aguentar.”



#### De férias no Havaí (EUA), a atriz e apresentadora Daniele Suzuki, 33 --que está grávida de seis meses-- disse em sua página no Twitter que enfrenta momentos de tensão diante do alerta de tsunami emitido há cerca de duas horas na ilha de Maui. Acompanhada do namorado Fábio Novaes, ela afirmou que há "desespero" na região e pessoas tentam reservar água e alimentos às pressas.
"Toca um alarme muito louco aqui na rua. Surreal...estamos tentando manter a calma. As pessoas estão lotando os supermercados e postos de gasolina em busca de comida e água. A polícia está por toda parte com sirenes e dando avisos para evacuar a área", diz a apresentadora.
Suzuki também afirmou que os moradores procuram lanternas e abrigos em locais seguros. "Estamos ao lado de amigos brasileiros e na casa de uma amável havaiano num lugar um pouco mais longe da praia --numa ladeira", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes