E assim...


O Maiô Biquíni
Millôr Fernandes

"No princípio era verbo. Depois vieram os advérbios, os pronomes, as preposições e as interjeições. No tempo em que o verbo andava solto nas campinas do Éden, as senhoras costumavam sair à rua completamente despidas, de acordo com a última moda. Depois vieram as folhas de parreira, as tangas, os longos vestidos: a mulher tinha descoberto o pudor. Que é como se chama esconder o corpo para só exibi-lo em ocasiões propícias e particulares.

Mas como a concorrência no século XX passou a ser brutal, as mulheres começaram novamente a se despir em público. Reduziram as saias de sete para nenhuma, transformaram a blusa em um pano cruzado sobre o busto (eis-me pudico!) e acabaram reduzindo tudo ao mínimo essencial, que é menor do que o próprio nome: biquíni. As consequências vão ilustradas no desenho e podem ser verificadas no IBGE. Pois, como dizia para a filha extremamente hodierna aquela senhora conservadora: "Ah, menina, se no meu tempo se usasse essa espécie de maiô, você seria pelo menos seis anos mais velha".

Da série:"As grandes consequências das pequenas descobertas"

Comentários

Anônimo disse…
É sempre muito bom ter Millôr por perto.
Seus textos me agradam sobremaneira, quando de um humor fino, muito distante dos escrachos de tantos que contam a mesma história de forma agressiva, mesmo que ainda com pitadas de graça.
Anônimo disse…
Triste, mas Millôr aos 86 anos foi internado em clínica no Rio de Janeiro.
A família não cedeu a informação de que mal ocasionou o fato.

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono