Uma justa homenagem!!!

A prefeita de Campos Rosinha Garotinho sancionou a Lei nº 8.203, de 28 de dezembro de 2010 de  autoria da vereadora Ilsan Vianna que denomina agora o Arquivo Público Municipal com o nome do escritor Waldir de Carvalho.

Campos presta uma justíssima homenagem a quem viveu, boa parte de sua vida, homenageando nossa gente, nossos heróis e personalidades diversas. Escritor, historiador e memorialista Waldir de Carvalho (foto) foi pioneiro na criação da radio-novela, em Campos e região nos anos 60 e um dos maiores guardiões de nossa história.

Entre suas obras mais marcantes, estão as edições de Gente que é Nome de Rua, um livro indispensável a quem quiser conhecer as personalidades que emprestam seus nomes às ruas e logradouros de Campos. São publicações indispensáveis a pesquisadores, estudantes e demais curiosos.

Waldir de Carvalho surgiu no movimento artístico de Campos, como autor do gênero rádionovela. Eram de sua autoria os principais textos encenados pelos atores, na pioneira Rádio Cultura de Campos, na década de 60. Os dramas, encenados nos estúdios da velha Rádio, mobilizavam as atenções de milhares de campistas e encantavam as multidões.

Esse acervo, de propriedade de sua família, precisa ser disponibilizado para a sociedade, já que, embora ficcional, os textos traçam o retrato de Campos nas décadas de 50 e 60. Emocionou platéias inteiras com as tramas que inventava e todas as suas criações eram ambientadas na nossa planície querida, seu berço natal.

Waldir é pai da nossa amiga e editora aqui do Sociedade, Walnize Carvalho.

Comentários

Anônimo disse…
Conheci o "seu" Waldir.
Afável, educado, atencioso, exemplo de funcionário municipal, acho que era tesoureiro da Prefeitura.
Em idos que não me lembro mais, foi talentoso redator de um programa radiofônico de grande sucesso, se não me engano com o título "Nossa terra, nossa gente".
Como admirador do que a sua filha escreve, agora mais por saber, me levo a recordar da máxima, "filha de peixe..."
Parabéns!
walnize carvalho disse…
Amigo Gustavo,
Obrigada por achar- e portanto postar- justa a homenagem feito ao meu saudoso pai.
Sei que na fileira dos que aplaudem estão meus queridos:Neto,Celso e Cláudio.
Walnize
walnize carvalho disse…
De fato,caro leitor,meu pai foi tesoureiro da Prefeitura.O programa por você citado, foi uma série apresentada na "Campos Difusora".
A título de ilustração,ele durante a década(50/60)foi produtor de novelas,rádio teatro,esquetes humorísticas,textos culturais...
Obrigada,Walnize
Com certeza aplaudo, querida Walnize.
Beijo grande

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de despedida de Leila Lopes

Alzira Vargas: O parque do abandono